O Sporting de Braga venceu, este domingo, no terreno do Farense por 0-1, carimbando a passagem à próxima fase da Taça de Portugal. A equipa bracarense sofreu para garantir o apuramento, já que o golo de Filipe Augusto só chegou no prolongamento, através da conversão de uma grande penalidade.

Para esta partida, o técnico Paulo Fonseca fez alinhar um onze muito próximo daquele que tem realizado uma campanha excecional no campeonato, com destaque para a inclusão de Filipe Augusto e Aarón Ñiguez, e para o regresso de Crislan à frente de ataque.

O primeiro lance digno de registo ocorreu à passagem do minuto 20, quando Wilson Eduardo atirou de fora de área para Vítor São Bento encaixar facilmente. A resposta dos algarvios chegaria pouco depois: falha clamorosa de Ricardo Ferreira na área e Osama Rashid, com tudo para fazer o golo, disparou para a bancada. Nesta fase atribulada do encontro, o momento mais espetacular teve como protagonista o dono da baliza do Farense. O remate de Aarón sai transviado e encontra um Vítor São Bento em contrapé que, num momento de pura inspiração, estira-se para a sua direita e com uma palmada desvia o esférico em cima da linha de golo.

Houve ainda tempo para Crislan aparecer na partida, mas o cabeceamento do brasileiro, ao segundo poste, saiu por cima da trave de São Bento. Um sintoma do desacerto dos minhotos nesta partida, que ainda procuravam a melhor forma de se adaptar a um relvado em péssimas condições e a um adversário combativo e organizado.

Enquanto isso, a formação do segundo escalão espreitava a possibilidade de voltar a chegar com perigo à baliza à guarda de Matheus. E assim aconteceu, logo a abrir a segunda parte. Saaed lança longo da direita e os algarvios contam uma vez mais com o contributo da defesa bracarense para quase inaugurar o marcador. Desta feita, o inusitado desvio de André Pinto embateu na barra. Aos 56 minutos, Harramiz testou a atenção de Matheus e confirmou a supremacia da equipa de Jorge Paixão na partida. No lance seguinte, Aarón tentou abanar com o jogo, mas os seus intentos foram negados por mais uma boa intervenção de Vítor São Bento.

A toada manteve-se morna até ao final dos 90 minutos, obrigando os minhotos a disputar um prolongamento face a um adversário que acreditava cada vez mais ser possível fazer de tomba-gigantes.

Porém, logo nos instantes iniciais, o Braga fez jus ao seu estatuto de favorito e matou as esperanças dos farenses em conseguir uma surpresa. O sempre batalhador Stolijkovic isolou-se nas costas da defesa, sendo tocado por Delmiro dentro da grande área. Grande penalidade a favor dos bracarenses. Na conversão do castigo máximo, Filipe Augusto não perdoou, selando a passagem minhota à próxima eliminatória da prova rainha do futebol português.

Pedro Santos, Hassan e Filipe Augusto podiam ainda ter ampliado a vantagem do Braga, mas entre excelentes paradas de São Bento e falhanços escandalosos o marcador cerrar-se-ia com este precioso 0-1 para o SC Braga, que leva a equipa a subir mais um degrau na caminhada para o Jamor.

Na próxima segunda-feira, os pupilos de Paulo Fonseca voltam a entrar em ação para o campeonato. O jogo grande da 11ª jornada opõe os minhotos ao Benfica no Municipal de Braga, numa partida com início agendado para as 21h.