A Universidade do Minho está a acolher esta semana, de 23 a 27 de novembro, mais de 1600 alunos do ensino básico e secundário num conjunto de atividades no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia que está a percorrer o país.

O objetivo desta semana pedagógica é aproximar estudantes, professores e o público em geral da Ciência feita em Portugal, através de mostras do dia-a-dia de um cientista. Os alunos inscritos terão a oportunidade de conhecer investigadores e os seus locais de trabalho, tendo também demonstrações laboratoriais, palestras, visitas guiadas e workshops.

Na Universidade do Minho, os participantes terão a oportunidade de, por exemplo, na Escola de Ciências, conceber um perfume, perceber quais as zonas da língua que são responsáveis pelo sabor ou de ver explicado o que é fibra ótica. A escola de Ciências da Vida e Saúde, por sua vez, permitirá aos estudantes mexer em peças anatómicas reais, realizar cirurgias e usar ferramentas que os cirurgiões usam no seu quotidiano.

O Centro de Engenharia Biológica, que receberá cerca de 350 alunos, dará a possibilidade de observar micróbios ao microscópio assim como a produzir embalagens comestíveis com diferentes cores e sabores.