No ano do seu lançamento, 2012, a Apple dá-lhe o título de "Melhor Jogo para iPad", e nos BAFTA é declarado como "Melhor Jogo Britânico do Ano".
Em 2012, os estúdios “Fireproof” lançaram a primeira versão do jogo “The Room”. O seu desenvolvimento durou 6 meses, e com um orçamento de 85 mil euros, a equipa pretendia lançar um jogo de “puzzle-box”, inspirados pelas caixas-puzzle chinesas. O jogo seria o primeiro da empresa e o objetivo seria, apenas, recuperar o dinheiro investido na sua produção.
Assim que foi lançado, em Setembro, o jogo foi instantaneamente um hit na “AppStore”, permitindo que o objetivo principal fosse alcançado na primeira semana. Mas antes disso, e apenas 4 meses após o seu lançamento, o jogo atingia a marca de 1 milhão de compras. Em Março de 2013, meio ano após o seu lançamento, atingiram a marca dos 2 milhões.
O jogo chama logo à atenção pelo seu ambiente: a música quase que nos embala e, simultaneamente, transporta com ela um pouco de mistério e suspense; os gráficos transportam-nos para a sala onde as caixas se encontram, e os detalhes são maravilhosos. Aqui, nota-se uma melhoria das versões portáteis (iOS e Android) para a versão PC. Todo o jogo se desenrola em 3 dimensões.
Tive a oportunidade de jogar este jogo na versão Android e admito que, com headphones, estive sempre mergulhado no ambiente negro e pesado do jogo. Tive, inclusivé, de fechar os olhos em algumas partes, pois o som ambiente leva o suspense ao limite.
Outro aspeto tremendamente positivo é a interatividade que temos com o jogo, principalmente nas versões táteis do jogo. Os movimentos são simples, reagem no momento e são extremamente fluidos e delicados. Isso é visível no primeiro capítulo: o tutorial.
O jogo merece todas as aclamações e prémios. Distingue-se de todos os jogos disponíveis nas plataformas móveis, e é aí que se destaca e se eleva. Já a versão para o PC (disponível no Steam), tira-lhe um pouco da “interatividade”: jogar com o rato é completamente diferente. Contudo, se tiverem um PC com ecrã tátil, a questão resolve-se.
O jogo só peca num aspeto: é curto. “The Room” tem 5 capítulos e, segundo o site howlongtobeat.com, o jogo pode ser terminado, em média, em 2 horas e 30 minutos. E num jogo tão viciante como este, ficamos a desejar mais. Além disso, é um jogo pago: €0,99.
“The Room”
iOS, Android, PC (Steam) e Kindle Fire – €0,99
2012
Fireproof Games