O Vitória SC venceu o Paços de Ferreira por uma bola a zero, e volta a Guimarães com três pontos “arrancados a ferros”, num jogo a contar para a 9ª jornada da Liga NOS.

Com algumas caras novas no onze, o Vitória sentiu dificuldades desde o minuto inicial. O Paços mostrava-se confiante e através de lances de bola parada criava perigo na área vimaranense. Foi assim que Diogo Jota e Fábio Moreira, em ocasiões distintas, ameaçaram as redes defendidas por Douglas, mas sem sucesso.

O jogo perdeu intensidade após os minutos iniciais, tornando-se muito disputado no centro do terreno. Tomané chegou a introduziu a bola na baliza dos homens da casa, aos 35 minutos, mas Cosme Machado viu uma falta sobre Miguel Vieira e o golo não foi validado. Os poucos adeptos da cidade berço apoiavam efusivamente a sua equipa, que dava um ar da sua graça através de tímidos contra-ataques, mas a defesa do Paços manteve-se firme. Poucos motivos de interesse no encontro. Sem oportunidades concretas de golo, o nulo permaneceu até ao intervalo, deixando tudo em aberto para o segundo tempo.

Os jogadores voltaram das cabines e nada se alterou nas intenções dos conjuntos nortenhos. Apenas a chuva caía com mais intensidade. Os castores tiveram mais posse, mas sem resultados práticos. Os homens de Sérgio Conceição não apresentavam argumentos suficientes para dar outro rumo ao encontro. Previam-se mais 45 minutos de pouco futebol. E assim foi. Os jogadores estavam apáticos, contentavam-se com a partilha de pontos e as condições climatéricas não ajudavam ao espectáculo.

Ambos os treinadores lançaram opções para o ataque nos minutos finais, na esperança de quebrar o nulo, que se tornava o cenário mais previsível. Contudo, o Vitória não desistiu e já nos minutos descontos, marca o golo que daria o triunfo.

A bola foi despejada na área pacense, Tozé tenta o cabeceamento e, após defesa de Marafona, Ricardo Valente encostou o esférico para o fundo das redes. Sérgio Conceição conquistava, assim, a primeira vitória no comando do conjunto minhoto.

A equipa de Guimarães respira melhor e acumula pontos importantes para subir na tabela classificativa,  quebrando uma série de seis jogos sem vencer em todas as competições. No próximo sábado, o Vitória volta a entrar em acção, recebendo o Nacional, num jogo a contar para a 10ª jornada da Liga NOS.