A banda lisboeta, Zorra Project, é a vencedora da eliminatória do Festival Termómetro XXI, que se realizou este sábado, no Convento do Carmo, em Braga. A banda junta-se, assim, aos vimaranenses, Paraguaii, vencedores da eliminatória do Porto.

Zorra Project, que não vinham “com expetativa nenhuma, a não ser tocar”, acabaram por sair vencedores da segunda eliminatória do concurso. Ao lado competiam The Black Zebra, The White Knights, The Missing Link e In Feathers.

A eliminatória contou com duas duplas, um one man show, um quarteto e um quinteto. Os estilos variaram desde o pop/rock electrónico, a garage rock, passando ainda pelo post-stoner. Das cinco bandas a concurso, dois eram projectos instrumentais. Zorra Project marcou a diferença com o uso de um contrabaixo e um trompete. As guitarras e sintetizadores também se fizeram notar.

Fernando Alvim, humorista e responsável pela criação do festival-concurso, confidenciou que “nas primeiras edições havia bandas muito fraquinhas”. O radialista acrescentou que, devido à “democratização do acesso das bandas à gravação” e à maior criatividade isso, hoje em dia, já não se verifica. Segundo o humorista, em 21 anos de concurso, a grande mudança é a de que “agora qualquer banda pode fazer música através das novas tecnologias, com um simples computador”.

A final do Festival Termómetro XXI, que decorrerá no dia 12 de dezembro, conta ainda com mais duas eliminatórias que se realizarão nos próximos dias 4 e 5 de dezembro, em Leiria e Lisboa, respetivamente.