O Núcleo de Estudantes de Biologia Aplicada (NEBAUM) e o Núcleo de Estudantes de Bioquímica (NEBQUM) expressaram ontem o seu "descontentamento e preocupação" devido a paragens "intermitentes" nas aulas de componente prática. A presidência da Escola de Ciências da UMinho (ECUM) esteve já hoje em reunião com um dos representantes dos alunos.
O NEBAUM e o NEBQUM publicaram ontem um manifesto conjunto no qual expressam o seu “descontentamento e preocupação” causada pela “grande lacuna na componente prática”. Os dois núcleos declaram que “os estudantes das licenciaturas, mestrados e doutoramentos que possuem aulas práticas ou projetos de investigação conduzidos no Departamento de Biologia têm vindo a ser prejudicados constantemente por um caso que remete a 26 de outubro de 2013”, dia em que deflagrou um incêndio num laboratório do Departamento de Química.
Segundo os estudantes, as atividades letivas de componente prática têm, desde então, “sofrido paragens intermitentes de períodos de tempo variáveis.” Miguel Vilhena, presidente do NEBAUM, afirmou ao ComUM que “todos os cursos” da ECUM têm sido afetados pelas paragens. “Nós, alunos, somos os mais afetados com a situação porque não podemos ter acesso aos laboratórios de ensino, não podemos pôr em prática aquilo que aprendemos na teoria e isto pode tornar-se numa grande falha a nível profissional, a nível de trabalho com equipas de laboratório, seja em projeto, seja em mestrado, sem alguns conhecimentos essenciais que aprendemos nas aulas laboratoriais”, disse o estudante de Biologia Aplicada.
NEBAUM e NEBQUM falam ainda da privação dos alunos ao “que é deles por direito” e queixam-se de “as justificações dadas para a paragem das atividades práticas” serem sempre as mesmas. Isto é, “defeitos provocados pelo incidente de 2013”. Ambos os núcleos reconhecem ainda o “esforço dos docentes” para contornar o problema, mas consideram que estes esforços “não abrangem as condições necessárias” para o pleno funcionamento da atividade letiva prática.
Aulas práticas “serão retomadas na próxima semana”
A presidente da ECUM, Estelita Vaz, esclareceu ao ComUM que a gestão das aulas práticas “está a ser feita pelo departamento de Biologia”, que indicou que as mesmas “serão retomadas na próxima semana”. Estelita Vaz disse também que será realizada uma sessão de esclarecimentos, “a organizar pelos núcleos de estudantes em causa”, e que “as obras e intervenções em curso, de âmbito alargado, têm sido realizadas com o intuito de melhorar consideravelmente as condições de trabalho no edifício”.
Fernanda Cássio, membro da direção do departamento de Biologia, declarou ao ComUM que os laboratórios serão sujeitos a testes no período de férias.