O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), organismo do âmbito do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, entregou, dia 3 de Dezembro, o Prémio Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe a uma equipa de investigadores da UMinho pela criação de um andarilho motorizado inteligente.

A cerimónia insere-se nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, promovida pelo INR na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e contou com a presença da nova secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Este equipamento usufrui de várias formas de utilização: em modo manual, com total controlo do utilizador ou com controlo à distância por outrem; em modo pré-programado/autónomo, com meta pré-estabelecida, ajustando-se no percurso e desviando-se de eventuais obstáculos; e em modo misto, que é manual mas conta, também, com alarmes a avisar a presença dos obstáculos, o afastamento corporal ou outros eventuais riscos.

O andarilho motorizado inteligente permite, ainda, através de um sistema de sensores, a recolha de dados posturais e gestuais que permitirão estabelecer padrões para posteriores avaliações médicas e terapêuticas, potencializando a realização do diagnóstico através da quantificação e análise da marcha.

Resultante de uma ideia desenvolvida na tese de doutoramento em Engenharia Biomédica “ASBGo: A Smart Walker for mobility Assistance and monitoring System Aid” de Maria Manuel Martins, o andarilho garante, assim, uma menor probabilidade de incidentes, acabando por ser um fator de diferenciação pela segurança que assegura.

A tese contou com a orientação dos investigadores Cristina Santos, Anselmo Frizera e Ramon Ceres, da UMinho, e a colaboração de Ana Matias, Tânia Pereira e Fátima Pereira, do Hospital de Braga, para além da empresa de produtos ortopédicos Orthosxxi.

O equipamento está tecnologicamente desenvolvido e praticamente concluído, decorrendo a fase de validação nos serviços de Ortopedia e de Reabilitação do Hospital de Braga.