A Feira de Natal da Associação de Funcionários da Universidade do Minho (AFUM) está em curso até dia 18 de dezembro. Numa venda onde se conjuga a essência natalícia com a variedade de produtos artesanais e gastronómicos, o espírito mantém-se de ano para ano, contando já com 4 anos de existência e pretendendo manter-se.
Perto dos Serviços Académicos, ao lado do quiosque académico, a sede dos funcionários da UMinho faz saltar à vista o cartaz referente à feira, lendo-se, de seguida, a mensagem típica desta época: “Feliz Natal”.
No seu interior, o olhar é invadido pelos mais variados objetos concentrados num local pequeno mas “com um bocadinho de tudo”, segundo Juliana Coutinho, diretora da AFUM. Os adereços natalícios, as peças de utilidades, os produtos de beleza, os licores, as compotas, os sortidos de bolachas, a bijuteria espalham-se um pouco por todo o espaço à espera de serem vendidos.
Juliana afirma que o desafio lançado aos funcionários teve uma resposta positiva, uma vez que “é a feira com mais objetos e gastronomia expostos” que já tiveram.
Sobre a adesão, a diretora entende esta como “normal”, considerando ter “crescido desde o primeiro ano”. Tratando-se da quarta edição, refere que “as pessoas já sabem que se realiza dentro destas datas”, destacando, ainda, o local, sede da AFUM, enquanto espaço “que permite a realização das mais diversas iniciativas”. Numa mensagem aos possíveis visitantes, Juliana deixa as seguintes palavras: “Os preços são acessíveis, temos coisas para oferecer a toda a família, desde o mais pequeno ao mais graúdo.”
Em breve conta-se com a realização de mais uma iniciativa. “Está previsto, para o ano, fazermos a Feira de Páscoa”, afirma a dirigente. Contando com o apoio da reitoria, “será lançado um novo repto aos funcionários”, no mesmo modelo da atual feira.
Todos os dias, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, a Feira de Natal da AFUM abre portas a todos os interessados.