O 1º Simpósio Ibérico em Lesões Vertebro-Medulares (LVMs) decorreu esta segunda-feira e terça-feira no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, em Lisboa. Esta iniciativa teve como principal tema: “Novos Paradigmas em Medicina Regenerativa de Lesões Vertebro-Medulares”.

A realização deste primeiro simpósio internacional dedicado somente às LMVs, organizado em parceria pelo Laboratório Associado ao Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS/3B’S) da Universidade do Minho, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Associação Salvador, pretendeu a discussão dos avanços ligados à saúde e a possibilidade de os transferir para a prática clínica.

Esta iniciativa pressupôs ainda a aproximação dos vários grupos ligados às LMVs: pacientes, profissionais de saúde, investigadores e associações/instituições, bem como a incentivo à colaboração entre grupos de investigação de Portugal e Espanha com outras equipas do resto da Europa e da América do Norte.

A atividade contou com a presença de alguns dos líderes mundiais em investigação em LVMs a dar palestras e a partilhar a sua experiência o que, segundo António Salgado – investigador do ICVS, “vai contribuir para um avanço desta área particular no nosso país”.

Neste colóquio reuniram-se também “quase todos os principais grupos de investigação portugueses nesta área, o que permitiu que fossem criados contactos para novas colaborações”.

Em declarações ao ComUM, António Salgado ressalva a importância da organização de simpósios e fóruns “para que novas ideias e estratégias possam surgir entre a comunidade médica e científica”. Afirma ainda que a escolha pelo tema das LMVs resulta do facto de se tratar de “uma condição extremamente complexa, [que] só através da utilização de uma abordagem multidisciplinar que envolva diferentes áreas do conhecimento, poder-se-á um dia conseguir desenvolver uma terapia que possa eficazmente combater as LVMs”.

Num balanço geral, António Salgado assume que os objetivos determinados para este simpósio “foram atingidos”.