A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e o Hospital de Braga assinaram um protocolo de cooperação que visa o desenvolvimento de um programa de voluntariado dos estudantes nas instalações da unidade hospitalar.
O protocolo entre a AAUM e o Hospital de Braga pretende promover a melhoria dos cuidados de saúde no Hospital de Braga e contribuir para a “formação e o desenvolvimento pessoal dos estudantes da Universidade do Minho” afirma Carlos Videira, ex-presidente da AAUM.
Bruno Alcaide, atual presidente da AAUM, explica que este voluntariado será uma “grande ajuda” para o Hospital de Braga uma vez que existe uma necessidade crescente deste tipo de práticas na unidade hospitalar. Bruno Alcaide esclarece ainda que esta cooperação entre as duas entidades foi, primeiramente, estabelecida pelo Hospital de Braga que sempre “acompanhou o trabalho desenvolvido por parte” da AAUM e foi mantendo uma grande atividade com a Escola de Ciências de Saúde.
Este tipo de voluntariado ocorrerá em ambiente hospitalar o que obriga a uma parte formativa e de preparação dos voluntários, formação essa que será oferecida aos interessados. Esta cooperação entre a AAUM e o Hospital de Braga destina-se à gestão da bolsa de voluntariado constituída por estudantes da Universidade do Minho e está aberta a qualquer aluno da instituição.
As inscrições estarão abertas no segundo semestre assim como todas as informações necessárias. O protocolo tem a duração de um ano e prevê-se a sua renovação automática pelos mesmos períodos.