No passado dia 16 de janeiro, o auditório da Biblioteca Craveiro da Silva encheu-se ao ouvir as palavras daquele que muitos dizem ser um ‘’homem mais alto que os homens’’ – um poeta -, na apresentação do seu mais recente livro Ver.
O ambiente era sereno e acolhedor. Os familiares e amigos foram assistir à apresentação do seu mais recente livro. O novo livro de poesia engloba temas complexos como o ódio ou a morte. Segundo Fátima Marinho, amiga do autor, a sua poesia nem sempre é bem aceite devido a esses temas. Porém, afirma que “os grandes homens estão sempre longe do seu tempo”.
Outros pontos abordados na apresentação de Ver foram o título e a contracapa da obra. Ver foi escrito de modo a dar a sua visão do mundo, focando temas peculiares. O autor afirma que esta obra explica a complexidade que é “ver”, uma vez que este ato é de uma simplicidade extrema. A contracapa é composta por um texto seu, explicando o que é o poema. O conteúdo do livro não foi referido. Porém, o pai de Abílio Brito afirmou: “para se ler alguma obra do meu filho, é necessária uma mente muita aberta.”
Abílio Brito nasceu em 1966, em Castro Daire. Completa este ano cinquenta primaveras. É autor de obras como Arte da Fuga (teatro, 1995), Balofismo (teatro, 1997), Portugal Periférico (contos, 2001), Os Comummenses (contos, 2009), Ódio (poesia, 2010) e Universos Paralelos: Uma autobiografia não autorizada de Deus (Romance, 2012).