O BC Barcelos bateu o Vitória SC por 77-72, no dérbi minhoto da 16ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. Depois do desaire diante do Benfica, o conjunto barcelense regressou aos triunfos, derrotando um Vitória inconsistente e bem longe dos resultados que alcançou na temporada passada.

Num dos jogos mais aguardados do fim-de-semana, o triunfo era o único resultado que interessava às duas equipas. Se o BC Barcelos pretendia cimentar a sua posição na luta pelos playoffs, já o Vitória procurava um balão de oxigénio que ajudasse a equipa a abandonar o oitavo lugar da tabela classificativa.

Com isto em mente, foi o BC Barcelos que assumiu o controlo do desafio, conquistando uma vantagem de cinco pontos, ao fim dos primeiros dez minutos (21-16). No entanto, o Vitória não baixou os braços, reduzindo para três pontos a diferença ao intervalo (38-35).

No regresso dos balneários, a turma barcelense entrou disposta a arrumar com a discussão da partida. Revelando maior eficácia junto das áreas mais próximas do cesto, o conjunto orientado por João Tiago Silva disparou no marcador, alcançando uma vantagem de doze pontos, no final do terceiro período (59-47).

A ter de correr atrás do prejuízo, o Vitória bem tentou dar a volta aos acontecimentos, mas a menor capacidade na luta das tabelas veio a revelar-se fatal para a formação vimaranense. Até ao final do desafio, o BC Barcelos acabou por conseguir gerir as incidências do encontro, conquistando uma vitória importante para os objetivos da turma da cidade do “galo”.

Destaques individuais para Andrew Ferry (20 pontos, quatro assistências e três ressaltos) e João Torrié (12 pontos e 11 ressaltos) do lado da formação barcelense, enquanto as boas prestações de João Balseiro (24 pontos, cinco ressaltos e quatro roubos de bola) e Ervin Kiley (18 pontos e quatro ressaltos) não foram suficientes para garantir o triunfo da equipa vitoriana.

Na próxima jornada, o BC Barcelos desloca-se ao terreno do Maia Basket, ao passo que o Vitória SC recebe a Oliveirense.