O BC Barcelos derrotou, este domingo, a Ovarense Dolce Vita, por 64-61, em jogo a contar para a 14º jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. O jogo começou por se disputar no pavilhão ESB/Rio, mas, devido ao piso escorregadio, terminou no pavilhão da Escola Secundária de Barcelinhos.
A um jogo sempre bem disputado e com o domínio bem dividido correspondeu um primeiro período muito equilibrado e com as duas equipas a dividirem a vantagem no marcador. No final dos primeiros dez minutos, a equipa barcelense encontrava-se em vantagem por 21-16, naquela que foi a maior vantagem conquistada pelos minhotos na partida.
No segundo período tudo mudou. A Ovarense entrou forte e motivada para virar o jogo e conseguiu fazer dez minutos de grande nível, alterando o marcador para 32-45. Grande reviravolta da equipa de Ovar, que parecia ter o jogo mais controlado à ida para os balneários.
Porém a equipa minhota não se deixou ficar e reagiu no regresso das equipas à quadra. Com um terceiro período de grande intensidade e perante uma Ovarense apática, a equipa comandada por João Silva conseguiu levar a partida empatada para o último período. A equipa minhota conseguiu recuperar os 13 pontos de desvantagem, marcando o placar, ao fim de 30 minutos de jogo, 53-53.
O último período trouxe algo que já não se via desde os primeiros dez minutos: equilíbrio. Contudo, o BC Barcelos conseguiu uma vantagem de três pontos e os vareiros nada conseguiram fazer para anular essa vantagem nos últimos minutos. Ao soar da buzina o marcador era de 64-61.
Andrew Ferry, base americano que chegou esta época proveniente do Albacete Basket, foi o jogador mais eficaz em campo, fazendo um total de 25 pontos.
A equipa de Barcelos conquista assim a sua terceira vitória consecutiva e sobe ao terceiro lugar do campeonato ficando, ainda assim, com os mesmos 20 pontos que Ovarense e Oliveirense.
A equipa do BC Barcelos irá preparar agora o embate com o SL Benfica, em Lisboa, que acontecerá já no próximo Sábado às 15h30.


