O BC Barcelos bateu o Maia Basket por 57-73, em jogo da 17ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. Com este triunfo, o BC Barcelos partilha agora o terceiro lugar da tabela com a Ovarense.

O primeiro tempo começou com algum equilíbrio entre as duas equipas, registando-se um empate a oito pontos nos primeiros cinco minutos. Porém, a equipa minhota pôs o pé no acelerador e conquistou uma vantagem de 15 pontos no encontro (11-26).

Apesar disso, a formação maiata começou a colocar maiores dificuldades à equipa visitante, reduzindo para 12 pontos a vantagem do BC Barcelos ao intervalo (26-34).

O BC Barcelos mostrava-se assim mais eficaz nos tiros de curta e média distância, enquanto o Maia Basket revelava dificuldades na conversão de lançamentos de longa distância. Contudo, os 16 turnovers da equipa barcelense, cometidos durante a primeira parte, deixavam a turma maiata com possibilidades de continuar a discutir o desafio.

No terceiro período, a vantagem dos pupilos de João Tiago Silva baixou para os sete pontos de distância, mas a formação minhota reagiu e conseguiu fechar o quarto com um parcial de 0-12, sentenciando praticamente a partida (41-60).

Já no quarto período, o equilíbrio foi a nota dominante, mas a vantagem construída pela equipa barcelense durante o resto do encontro foi suficiente para conquistar a vitória.

As principais figuras da partida foram Igor Dukovic (16 pontos, cinco ressaltos e três roubos de bola) e Andrew Ferry (15 pontos e três ressaltos), que contribuíram decisivamente para o triunfo da turma minhota.

Na próxima jornada, o BC Barcelos recebe o FC Porto, segundo classificado do campeonato.