O Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde da UMinho realizou esta semana a iniciativa “ABC da Cirurgia” que levou alunos do 10º ao 12º anos aos laboratórios assim como investigadores e médicos a escolas da região.
O programa coordenado pelo Domínio de Investigação em Ciências Cirúrgicas do ICVS, proporcionou uma maior divulgação científica, a aproximação da universidade à sociedade civil bem como a sensibilização dos mais novos para vocações na área da saúde.
Foram cerca de 200 alunos envolvidos na atividades experimentais que decorreram na Escola de Ciências da Saúde, no Campus de Gualtar. Entre cirurgias simples e a dissecação de ratos adultos e embriões, os alunos tiveram um contacto direto com um laboratório de anatomia, tomando conhecimento da investigação desenvolvida neste domínio.
Médicos e investigadores do ICVS visitaram, ainda, escolas do ensino básico e secundário de Braga e Ponte de Lima. Esta iniciativa teve como objetivo apresentar os resultados dos projetos científicos mais recentes e tentar responder a curiosidades, questões e dúvidas dos mais novos.
Atividades como esta têm vindo a despertar o interesse de vários estudantes provenientes de escolas básicas e secundárias de todo o país. Por esse motivo, o ICVS/3B’s da UMinho promove anualmente três semanas temáticas ligadas aos seus domínios de investigação – Ciências Cirúrgicas (janeiro), Neurociências (março) e Microbiologia e Infeção (abril).