O Instituto de Confúcio da Universidade do Minho promove a 7ª edição dos Exames Oficiais da Língua Chinesa (HSK) e de Oralidade de Língua Chinesa (HSKK), nos próximos dias 19 de março e 21 de maio, no campus de Gualtar, em Braga.
O exame de língua chinesa destina-se aos alunos que aprendem o idioma como língua estrangeira e que estejam interessados em avaliar as suas competências linguísticas. As provas são da autoria do Governo da República da China e organizadas pelo Hanban – Gabinete de Divulgação da Língua Chinesa em todo o mundo, cujos diplomas são reconhecidos internacionalmente.
O Instituto Confúcio da Universidade do Minho, a primeira instituição em Portugal a avançar com o HSK (Hanyu Shuiping Kaoshi), realiza estes exames até ao nível VI (equivalente ao nível B2/C1 do Quadro Europeu de Avaliação de Línguas), sendo que o exame HSK possui seis níveis disponíveis e o HSKK contém três níveis possíveis.
Estes exames são também realizados regularmente noutros países da Europa, através de entidades reconhecidas pelo governo chinês como é o caso de Associações de Professores de Chinês (França), Embaixadas e, em particular, os Institutos Confúcio.
As inscrições para estas provas já se encontram disponíveis. Os interessados em participar no dia 19 de março podem inscrever-se até dia 18 de fevereiro e os alunos que pretendem participar no dia 21 de maio podem inscrever-se até dia 19 de abril no site www.chinesetesting.cn.