A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) abriu portas, em janeiro, ao espaço físico para o desenvolvimento de atividades empreendedoras, o Liftoff To Market, com lugar na sede da AAUM.

O projeto, cuja coordenação está a cargo do  Gabinete do Empreendedor da AAUM, tem como objetivo apoiar ideias e negócios em fase de arranque, através da disponibilização de espaços físicos e redes de contacto que facilitem a aceleração das ideias e/ou negócios.

As candidaturas estão abertas a pessoas singulares promotoras de um projeto empresarial e startups, com o máximo de três anos de existência, cujos empreendedores sejam oriundos da Universidade do Minho. As mesmas podem ser realizadas através do formulário online, disponível em liftoff.aaum.pt.

A técnica responsável pelo Liftoff, Joana Barbosa, realça algumas das vantagens que os promotores podem usufruir, como é o caso da utilização de um espaço de trabalho, individual ou a disponibilização das instalações para efeitos de sede social; encaminhamento periódico para iniciativas e programas de empreendedorismo; acompanhamento e consultoria de apoio à criação da empresa.

A iniciativa conta já com dois projetos a serem desenvolvidos por alunos e ex-alunos da Universidade do Minho: Runkie, a aplicação que pretende aliar a prática desportiva ao turismo e o Plant n’Breathe, mediadora de um serviço de agricultura à distância.