O Braga recebeu e venceu o Rio Ave por 5-1, num jogo a contar para a 19ª jornada da Liga NOS. Em semana de celebração do 95º aniversário, a equipa de Paulo Fonseca brindou os adeptos com uma bela exibição e um triunfo que não deixa margem para dúvidas.
Depois das “escorregadelas” de Paços de Ferreira e Vitória SC nos respetivos encontros, o duelo no estádio Axa previa-se disputado, com as duas equipas à procura de se afirmarem na luta pelos lugares europeus.
Os vila-condenses esperavam que o triunfo no encontro da primeira volta pudesse funcionar como uma espécie de vantagem psicológica.
Paulo Fonseca, porém, não estava convencido. Na conferência de antevisão, o técnico do Braga fez questão de lembrar o seu carrasco e apontar para uma mudança em particular: “Desta vez, o Hassan está do nosso lado”.
As palavras, dificilmente, poderiam ser mais precisas, já que o avançado egípcio voltaria, a desiquilibrar a balança. Aos 17 minutos, com golos de pleno oportunismo, já tinha assegurado o bis.
O Rio Ave procurou logo reagir, mas só após o descanso conseguiu visar a baliza, desta vez, à guarda de Matheus. Kayembe antecipou-se a Goiano e conseguiu reduzir o resultado (2-1).
Com apenas um golo de diferença, esperava-se que os minhotos assumissem uma atitude diferente em relação ao encontro. Em vez de recolher no terreno e tentar conservar a vantagem, a equipa bracarense apostou num futebol positivo e ofensivo.
Em virtude disso, até final, foram somando oportunidades…e golos. Aos 64 minutos, Pedro Santos, recém-entrado, apareceu cara-a-cara com Cássio e faturou o terceiro do Braga.
Três minutos depois, foi a vez de Rafa escrever o seu nome na lista de marcadores, num lance característco: arrancada no meio-campo e remate cruzado para o fundo das redes.
Finalmente, aos 75 minutos, Rui Fonte – também saído do banco – rematou forte para fechar o 5-1 final.
Este foi o primeiro de quatro assaltos agendados, num curto período de tempo, entre os dois conjuntos. O próximo tem lugar em Vila do Conde, já na próxima quarta-feira, e decide a passagem às meias-finais da Taça da Liga. Para fevereiro ficam reservados os duelos relativos à Taça de Portugal.