A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima apresentou a rubrica “Um livro…um filme”, nos passados dias 2, 9, 16, 22 e 30 de dezembro, com a história de “Marley & Eu”, onde ficamos a conhecer Marley, um labrador adotado pelo recém casal John e Jenny.

A rubrica, apresentada pela Biblioteca desde 2011, dá oportunidade aos habitantes da terra de estar em contacto com os mais variados livros e filmes.

ikk

O povo limiano tem a oportunidade de, com esta iniciativa, requisitar o livro e o filme, podendo lê-lo e visualizá-lo, respetivamente, em casa. Podem também, se assim lhes convier, ler o livro ou ver o filme nas próprias instalações da Biblioteca.

Quando questionada pelo ComUM, Ana Carneiro, responsável pela Biblioteca, afirmou que a rubrica tem gerado bastante “curiosidade” e “participação por parte dos utilizadores que, amantes do cinema, acabam por levar o livro para ler e comparar as duas versões”.

“Trata-se de uma iniciativa que pretende aliar a literatura ao cinema, dando a conhecer aos amantes da literatura o cinema e vice-versa”, acrescenta. “Este livro e filme, em específico, suscitaram muito interesse, tanto aos mais jovens como aos adultos”, continua.

Filipa Lobo, funcionária da Biblioteca, considera esta iniciativa uma forma de “quebrar barreiras” e, consequentemente, de “estimular a leitura”. Cláudia Fernandes, responsável pelo Departamento de Audiovisuais, concorda, assegurando que o filme acaba por se tornar um “chamariz” para o livro. Filipa Lobo justifica, ainda, este facto através do “caráter afetivo do filme”, numa época natalícia.

Ana Carneiro conclui, dando a entender o benefício que esta iniciativa é para a população, dado que “tem a capacidade de formar e informar de forma lúdica e pedagógica, através de adaptações cinematográficas de obras literárias que representam um importante meio para dar a conhecer a literatura, e vice-versa”. “Com esta rubrica propicia-se um interessante diálogo entre diferentes formas de manifestação artística: o cinema e a literatura”, finaliza.