O ABC deslocou-se este sábado a Fafe, onde conseguiu vencer o dérbi minhoto contra a equipa local por uns renhidos 30-31. O jogo, a contar para a 22ªjornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1, foi disputado até aos últimos minutos, com o AC Fafe a conseguir entrar na segunda parte em vantagem sobre os candidatos ao título.
A partida começou a um ritmo muito elevado, com a equipa da casa a surpreender o ABC, e a criar uma vantagem de três golos com cinco minutos de jogo. Poucos minutos volvidos, e os bracarenses viravam o resultado, criando por sua vez um intervalo de quatro golos sobre o Fafe.
Os dois conjuntos iam trocando constantemente a vantagem, para gáudio dos adeptos do Fafe, que viam o penúltimo classificado do campeonato bater-se de igual modo com o ABC, em terceiro lugar na tabela.
Ao intervalo, o marcador revelava um 17-16, com uma vantagem de um golo para os fafenses.
Esperava-se uma resposta forte e rápida por parte do ABC no início do segundo tempo, mas foi o Fafe que voltou a entrar mais forte e eficaz na partida. Aos 44 minutos, a vantagem era de 27-22 para a formação da casa, marcando com assertividade, e mostrando clareza defensiva perante a torrente ofensiva do ABC.
A dez minutos do final da partida, os homens de Braga finalmente conseguiram marcar golos com mais frequência, sem se comprometer defensivamente, reduzindo a vantagem dos fafenses rapidamente.
Apenas a quatro minutos do fim, o ABC colocou-se pela primeira vez à frente do marcador, com 30-31. Estando a reviravolta consumada, os bracarenses ficaram contentes por ver o resultado fixo, passando por jogar com mais segurança os poucos minutos que sobravam, e defendendo com maior concentração as últimas jogadas do Fafe.
Com este resultado, o ABC sobe ao segundo lugar na tabela classificativa, beneficiando da derrota do Sporting na Luz, frente ao Benfica. Já o AC Fafe soma a quarta derrota consecutiva, e mantém-se nos lugares do play-off de despromoção.