O BC Barcelos recebeu e venceu, este domingo, o CAB Madeira, por 77-64, num jogo a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal de Basquetebol.

Os madeirenses entraram melhor no encontro, alcançando, no quarto inicial, uma vantagem de seis pontos (12-18). No entanto, a formação de Barcelos reagiu bem e o equilíbrio começou a ser a nota dominante. O resultado ao intervalo foi a prova disso, já que as equipas recolheram aos balneários empatadas a 38 pontos.

O descanso fez bem à equipa da casa, que dominava a partida no início da etapa complementar. Aproveitando as fragilidades do adversário, os lances livres desperdiçados e alguns turnovers, a turma barcelense construiu uma vantagem de 15 pontos (65-50).

No quarto período, os minhotos continuavam a dominar o encontro, conseguindo mesmo alcançar uma diferença de 20 pontos sobre o CAB Madeira (73-53). A equipa visitante ainda reduziu a desvantagem, mas não mais pôs em causa o triunfo do conjunto minhoto.

Destaques individuais para João Torrié (dez pontos, 14 ressaltos, duas assistências e dois desarmes de lançamento) e Andrew Ferry (22 pontos e dois roubos de bola) do lado da equipa barcelense, enquanto Jorge Coelho (dez pontos, oito ressaltos e três assistência) e Fábio Lima (nove pontos e 12 ressaltos) foram os elementos mais inconformados da turma madeirense.

Com este resultado, a formação orientada por João Tiago Silva garante a presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal. No próximo dia 6 de fevereiro, o BC Barcelos desloca-se ao terreno da Oliveirense, em jogo da 20ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.