Patrícia Santos e Maria Assunção Flores, investigadoras do Centro da Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC), receberam o Prémio de Melhor Comunicação da Associação para o Desenvolvimento das Metodologias de Avaliação em Educação (ADMEE).

A equipa de investigadoras do CIEC foi reconhecida no 28.º Congresso Internacional, em Lisboa, levado a cabo pela ADMEE, no domínio da comunicação ‘Avaliar para aprender: Um estudo sobre conceções e práticas de avaliação com estudantes e docentes do Ensino Superior’.

Com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o trabalho premiado corresponde à primeira fase do dito estudo  que envolveram 234 estudantes e 65 professores das áreas das Ciências Exatas, Engenharia e Ciências Sociais de duas instituições universitárias portuguesas em 52 grupos de foco.

Contando com um novo projeto para 2016, as investigadoras pretendem continuar a apostar na investigação nesta área. Entretanto, será divulgada a segunda fase do estudo que, sem esquecer as mudanças após o Tratado de Bolonha, tem tido o objetivo de dinamizar as condutas educativas.

A realizar-se anualmente e seguindo para a 29.ª edição, o Congresso da ‘Association pour le Développment des Méthodologies d’evalution en éducation’ reúne várias centenas de especialistas de países de língua portuguesa e francesa para lançarem novas questões metodológicas no campo educativo.