O Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, encerrou, ontem, mais uma edição do festival de dança contemporânea GUIdance. A noite ficou marcada pela apresentação da peça Golden Hours (As You Like It), adaptada do original de William Shakespeare, em modo dançante.
Com coreografia de Anne Teresa de Keersmaeker, o Grande Auditório do CCVF presenteou, ontem, o público com a estreia nacional de Golden Hours (As You Like It), uma adaptação da obra shakespeariana intitulada “As You Like It”. O espetáculo foi caraterizado por movimentos corporais, numa tentativa de gerar imagens. A coreografia, acompanhada por deixas projetadas em inglês, apresentou alguns momentos musicais a cargo de Brian Eno.
Ao fim de pouco mais de duas horas de espetáculo, o ComUM tentou perceber, junto dos espectadores, a opinião geral dos espectadores. “Teve imagens bonitas, mas o facto de eu não conhecer a história, fez com que eu não apreciasse tudo o que devia ter apreciado”, afirma Inês Pereira. Carolina Silva reforça: “Houve partes em que, talvez, tenha sido bastante repetitivo”. Rui Tentúgal remata: “Gostei muito da música, porém, o espetáculo teve muitas falhas”.
Relativamente à linguagem apresentada no decorrer da exposição, as opiniões dividiram-se. “Faz com que o próprio público se torne universal”, indica Constança Rosas, “no entanto, se houvesse panfletos que ajudassem a perceber o que estava na tela, talvez, pudesse tocar um maior número de gente”. Pedro Santos apontou a existência de “vários níveis de leitura” e descreveu a dança como “interpretativa, mas também abstrata”.
No que toca ao festival, no seu todo, o espetador Pedro Santos realça “a diversidade”. Iniciado no passado dia 6 de fevereiro, o GUIdance terminou ontem, tendo apresentado vários espetáculos com coreografias elaboradas por diferentes ensaístas. A sexta edição conjugou várias artes desde o teatro à música, passando pela literatura e pela fotografia, num programa com artistas de renome e artistas emergentes.
Fevereiro 18, 2016
Shakespeare foi apenas o pano de fundo do espetáculo que este pessoal nos proporcionou. Parabéns foi maravilhoso.