O Óquei Clube de Barcelos bateu, em casa, o Lodi, por 8-4, no jogo da primeira mão dos quartos-de-final da Taça CERS. A vantagem é relativamente confortável e alimenta as esperanças dos adeptos barcelenses em imitar as conquistas europeias, que remontam ao início dos anos 90.

Depois afastar, nos oitavos de final, os franceses do US Coutras, por um total favorável de 19-10, os minhotos viram o nome do Wasken Lodi sair-lhes na rifa.

Não se adivinhavam grandes facilidades. Afinal, do outro lado estava um clube com tradição no hóquei em patins, também ele campeão da Taça CERS, na década de 80, e atual quarto classificado do campeonato italiano.

No entanto, o conjunto orientado por Paulo Freitas deu uma resposta a altura, deixando bem vincada a sua superioridade.

Aos sete minutos, já tinham chegado a uma vantagem de três golos (3-0), que foi conservada até à chegado do intervalo – 5-2.

A segunda parte foi mais equilibrada, como, de resto, comprova o desenrolar do marcador. Os italianos conseguiram reduzir a desvantagem, com dois golos, mas Reinaldo Ventura voltou a repor a diferença.

Perto do final, foi Pedro Mendes a fixar o resultado final de 8-4, que os barcelenses levam na bagagem para a segunda mão.

A eliminatória decide-se, apenas, no dia 3 de março. Altura em que o OC Barcelos se desloca a Itália para disputar a segunda mão dos quartos-de-final.