O ABC/UMinho recebeu e venceu os suíços do Wacker Thun por 30-23, em jogo a contar para a primeira mão dos quartos-de-final da Taça Challenge.

Num jogo que reeditou a final da prova em 2004/05, na qual os minhotos saíram derrotados, a turma suíça até entrou melhor, mas a formação bracarense, procurando vingar o desaire sofrido há onze anos atrás, assumiu o comando da partida, aos seis minutos de jogo (3-2). Até ao intervalo, a equipa minhota construiu uma vantagem de quatro golos, recolhendo aos balneários a vencer por 15-11.

No regresso à quadra, os pupilos de Carlos Resende mantiveram a intensidade e conseguiram ampliar para nove golos a diferença no marcador (23-14). No entanto, a cerca de dez minutos para o final, os suíços reagiram, reduzindo para quatro golos o fosso entre as duas formações (24-20).

Apesar da boa réplica do Wacker Thun, o ABC/UMinho voltou a revelar maior eficácia ofensiva, conquistando um triunfo por sete golos de diferença (30-23), vantagem que pode vir a ser decisiva para a partida da segunda mão, marcada para o próximo sábado.

Destaque ainda para as exibições de Pedro Spínola (dez golos) e do jovem guarda-redes Emanuel Ribeiro, habitual suplente de Humberto Gomes, que contribuiu com várias defesas importantes para a definição do resultado.