A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou na passada terça-feira um concurso público para a electrificação do troço da linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo. O prazo de execução do projecto é de 18 meses.

A obra incidirá sobre 44 km de linha férrea e tem como valor base 21,5 milhões de euros. Em comunicado, a IP diz que esta é uma zona “predominantemente rural mas também com zonas de características urbanas com grande densidade populacional”. “A concretização do projecto de modernização reveste-se de extrema importância na ligação da rede ferroviária nacional a Espanha”, acrescenta a empresa.

Este projeto, cujo concurso a IP foi esta terça-feira autorizada a lançar, encontra-se no âmbito dos Investimentos Ferroviários aprovados pelo actual governo e que foram apresentados por Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

A electrificação deste troço é uma reivindicação antiga das autarquias e de outras entidades locais e mesmo da Galiza, além de ter sido promessa de sucessivos governos. Os empresários da região já manifestaram o seu agrado com o lançamento do concurso, mas “reivindicam o cumprimento integral e pontual das obras de reabilitação da Linha do Minho entre Nine e Valença”.

A IP prevê que em 2019 seja concluída a segunda fase da modernização do troço Nine-Valença, que inclui a electrificação entre Viana do Castelo e Valença, concelho que faz fronteira com a região da Galiza.

Recorde-se que a Infraestruturas de Portugal foi criada em Junho de 2015 e que resulta da fusão, consagrada pelo governo anterior, entre a Estradas de Portugal e a REFER.