Os melhores alunos das escolas secundárias do distrito de Braga vão visitar, durante a próxima semana, a Universidade do Minho. A iniciativa consiste numa formação especial que inclui aulas específicas e integração em equipas internacionais de investigação.

Os 170 estudantes, do 11º e 12º ano, vão poder escolher as áreas que pretendem conhecer pelas diferentes escolas e institutos da academia minhota, no campus de Gualtar, Congregados e Azurém. Esta iniciativa de 29 a 31 de março, inclui formações em arquitetura, ciências, direito, medicina, ciências sociais, enfermagem, economia e gestão, educação, engenharia, psicologia, letras e ciências humanas.

Os alunos vão, por exemplo, poder desenvolver nanopartículas para aplicar em sistemas biomédicos, auscultar a atividade do cérebro, aprender primeiros socorros, fazer diretos televisivos e simular um julgamento penal.

O programa encerra na quinta-feira, dia 31, no restaurante Panorâmico no campus Gualtar com um discurso do reitor António Cunha e a entrega dos diplomas aos participantes. A reitoria acredita que esta atividade contribui para “aproximar a academia dos mais jovens, incentivando-os a fazer formação superior de qualidade e investigação de ponta”.