O centro comercial Nova Arcada é inaugurado hoje. A nova loja da IKEA e o hipermercado Continente são os nomes mais salientes da nova grande superfície comercial de Braga. Inspirado na cidade, o espaço trata-se de um “ponto de encontro”, nas palavras do diretor do 'shopping', Pedro Leite, que espera a visita de 7 milhões de pessoas até ao fim do ano.

Com as marcas IKEA e Continente, o centro comercial conta com quatro pisos comerciais e 109 lojas. Além disso, oferece um food court, 12 salas de cinema, uma das quais VIP, com abertura prevista para agosto, um ginásio e um playground infantil. Pedro Leite revelou que o nome “advém da Arcada”, zona do centro de histórico de Braga.

Questionado ontem pelo ComUM sobre a distância aos centros urbanos, o administrador afirma: “As acessibilidades não serão um problema. Estamos preparados para a fluidez do tráfego.” Neste sentido, já foi acordada com os Transportes Urbanos de Braga (TUB) uma linha que liga o local ao centro bracarense.

Pedro Leite também apontou que o shopping tem a capacidade de atrair mais de 825 mil habitantes, calculando uma afluência para este ano na ordem dos 7 milhões de visitantes. Além disso, pode englobar públicos do norte de Portugal e de Espanha. Revelando ter sido “um verdadeiro desafio em integrar a IKEA”, prevê: “as marcas serão um fator de atratividade”.

“Houve uma necessidade de adaptação”, referiu Pedro Leite. Num acordo entre o grupo Sonae Sierra, a Caixa Geral de Depósitos e a autarquia de Braga, o espaço envolveu um investimento no projeto na ordem dos 160 milhões de euros. Após a declaração de falência do grupo Chamartín, o banco e a Sonae começaram a entrar em negociações, em 2015, altura em que a IKEA confirmou a sua integração no projeto comercial.

Durante o dia de hoje, a inauguração vai contar com iniciativas da parte das lojas e do próprio centro comercial. Desde concertos a show-cookings, passando por outras atividades lúdicas e recreativas, trata-se de um ciclo de ambientação dos visitantes ao Nova Arcada, que se prolonga até domingo, dia 20.