O SC Braga foi derrotado pelo Fenerbahçe por uma bola a zero, em jogo da primeira mão dos “oitavos” da Liga Europa. A equipa de Paulo Fonseca tentou segurar o nulo, mas Topal colocou os turcos em vantagem na eliminatória.
Sem perder em casa desde setembro, o Fenerbahçe partia como favorito para o encontro da primeira mão, tendo pela frente um SC Braga que não perdia há 15 jogos. Os primeiros minutos não trouxeram ocasiões de perigo, com ambas as equipas a jogarem pelo seguro. No entanto, Ricardo Ferreira lesionou-se à passagem do minuto dez e teve que ser substituído por Boly.
A alteração não afetou o rendimento defensivo dos arsenalistas, não permitindo que Van Persie e companhia se aproximassem da baliza de Matheus. O Braga focou-se assim nas tarefas defensivas, levando poucos homens para o ataque. Talvez por isso, Rafa e Hassan mostraram-se mais apagados, já que só os remates de longa distância de Josué iam assustando Demirel. Pouco se passou nos primeiros 45 minutos, e o empate justificava-se.
No intervalo, Vítor Pereira deu um “puxão de orelhas” aos seus homens, e os turcos assumiram as despesas do jogo. O Fenerbaçhe chegou a introduzir a bola na baliza bracarense, mas o árbitro marcou fora-de-jogo a Van Persie. A grande concentração de jogadores do SC Braga no centro do campo obrigou os turcos a jogarem pelas alas, iniciando as suas ofensivas através dos defesas laterais. Por outro lado, tanto Baiano como Marcelo Goiano mostravam dificuldades em travar a velocidade de Potuk e Sen, que deu o seu lugar a Nani aos 65 minutos.
A 20 minutos do fim da partida, o Fenerbaçhe estava por cima, e o SC Braga não se aproximava da área adversária. O golo estava à espreita e acabaria por surgir aos 82 minutos. Topal recebeu a bola já no meio campo contrário, arrancou e, perante a passividade da defesa bracarense, rematou rasteiro junto ao poste, sem hipótese para Matheus. Ponto final na resistência minhota. Até ao fim do encontro, o SC Braga não ameaçou as redes turcas, nem com a entrada de Pedro Santos nos minutos finais. Terminava assim a série de 15 jogos do conjunto nortenho sem conhecer o sabor da derrota.
Apesar da derrota, a eliminatória só ficará decidida no próximo dia 17, data em que SC Braga e Fenerbahçe voltam a medir forças para os oitavos-de-final da Liga Europa. Entretanto, os homens de Paulo Fonseca focam a sua atenção para o encontro do próximo domingo frente ao Belenenses, para a 26ª jornada da Liga NOS.