A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) foi quem amealhou o maior número de vitórias a nível coletivo nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que se realizaram em Lisboa entre os dias 17 e 24 de Abril, ao arrecadar seis medalhas de ouro.
A equipa de futsal masculino foi a primeira a celebrar o triunfo, sagrando-se bicampeã nacional, no dia 21. A turma do Minho encontrou a Associação Académica da Universidade da Beira Interior na final, e, com golos de Rafa (2), André Coelho e Tiago Brito, três atletas do SC Braga/AAUM, bateu os estudantes da Covilhã por 4-0, garantindo a presença no Europeu Universitário de Rijeka (Croácia), em Julho.
No dia seguinte, a AAUM levantou o troféu de vencedor do campeonato de futsal feminino, ao depois de derrotar, na final, a Associação Académica de Évora por 1-0, golo da capitã Ana Costa. Também a equipa feminina de voleibol revalidou o título de campeã nacional universitária, ao bater por 3-0 (25-8; 25-21; 26-24) o Instituto Politécnico do Porto.
Ainda no mesmo dia, surgiram mais dois títulos para a AAUM. As equipas masculinas de basquetebol e de futebol venceram as respetivas finais, por 59-45 e 1-0, batendo a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico e Instituto Politécnico de Viseu, respetivamente.
Já no último dia de competição, o troféu coletivo no taekwondo culminou uma semana em cheio para a AAUM, que só não venceu em andebol masculino – detinha o título há sete anos e é atualmente bicampeã europeia- e em voleibol masculino, caindo nos quartos-de-final, em ambas as situações.
Nas modalidades individuais, destaque ainda para as três medalhas de bronze e uma de prata em judo. No entanto, a academia minhota não conseguiu qualquer medalha na esgrima.
Em jeito de balanço, João Pessoa, diretor do departamento desportivo por Guimarães da Associação Académica da Universidade do Minho, mostrou-se orgulhoso em “todas as pessoas envolvidas”, realçando o esforço dos atletas pelo “facto de terem de realizar muitos jogos num curto espaço de tempo”. João Pessoa concluiu ainda que a AAUM conseguiu “obter os resultados pretendidos”.