O BC Barcelos perdeu, este domingo, por 64-58, na visita ao FC Porto, em jogo a contar para a 11ª Jornada do grupo A da Liga Portuguesa de Basquetebol (LPB), a última da 2ª fase do campeonato. Os minhotos resistiram mas acabaram por aumentar para sete o número de jogos sem vencer.
Com a última posição garantida, a formação orientada por João Tiago entrou melhor no Dragão Caixa. Os dez minutos iniciais foram caracterizados por uma superioridade dos visitantes, que se refletiu no marcador. No final do primeiro quarto, a equipa de Barcelos tinha uma vantagem de nove pontos (12-21).
O segundo parcial foi surpreendentemente mais equilibrado, com os azuis e brancos a imporem-se no jogo. Os homens da casa não tiveram, contudo, sucesso em muitos lançamentos e acabaram por vencer os segundos dez minutos por uma diferença de apenas três pontos, mantendo-se os barcelenses em vantagem.
Ao intervalo, a equipa minhota dominava o marcador com 34 pontos, contra 28 dos portistas.
No regresso dos balneários, a partida continuou bem disputada. Os dragões tentaram virar o jogo a seu favor, mas o BC Barcelos foi aguentando os seis pontos de vantagem. O terceiro quarto acabou com um empate a 12 pontos.
O quarto período foi pautado pelo domínio do segundo classificado. O conjunto de Moncho López, que tinha imposto a primeira derrota caseira do líder Benfica no dia anterior, entrou na última fase da partida determinado a somar mais uma vitória. Com o dobro dos pontos (24-12), a equipa da Invicta deu a volta ao resultado.
Com uma derrota sofrida, a sétima consecutiva, os barcelenses fecharam a 2ª etapa do campeonato, permanecendo no último lugar do grupo A com 24 pontos. Os minhotos vão agora defrontar a Ovarense nos play-offs.