As equipas reitorais das universidades do consórcio U.Norte.pt reuniram-se na segunda-feira, dia 4 de abril, no campus de Azurém da Universidade do Minho, com o objetivo de analisar a atividade desenvolvida ao longo do primeiro ano de existência assim como discutir projetos futuros.

Investigação, educação, ensino à distância, inovação e empreendedorismo foram alguns dos temas que tiveram em cima da mesa da reunião, assim como o trabalho conjunto na área da cultura, empregabilidade, ação social, administração e gestão.

A direção do consórcio examinou as estratégias de comunicação e de promoção internacional com o intuito de fazer da zona norte um lugar de eleição para formação superior. Os reitores das Universidades que fazem parte do Consórcio (Universidade do Minho, Universidade do Porto e Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro) mostraram-se orgulhosos dos resultados obtidos no primeiro ano de existência, sobretudo do conjunto de projetos já aprovados na investigação, na formação na área dos recursos humanos, na ação social e noutras iniciativas ainda em preparação.

Da reunião saíram novos projetos como a criação de um novo grupo de trabalho em uso eficiente de recursos para partilha de experiências no domínio do planeamento e da sustentabilidade. Ficou ainda acordado o reforço dos contactos com o Governo e com a Comissão de Coordenação Regional do Norte (CCDR-N).

O Consório U.Norte foi criado em 2014 com o objetivo de aprofundar as relações entre as três instituições de ensino superior, de forma a permitir um maior reforço da articulação conjunta em domínios considerados de interesse mútuo para as universidades.