Numa “edição muito especial e “repleta de novidades”, tem lugar amanhã e quarta feira, no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM), a XIX edição das Jornadas de Comunicação. Com nomes conhecidos de várias áreas da comunicação, as Jornadas deste ano compõem-se de palestras, um “speed-dating”, “workshops” e um fórum com alunos de várias universidades.

Para Edgar Oliver, presidente do Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação (CC) da Universidade do Minho (GACCUM), organismo responsável pela organização, estas Jornadas revestem-se de um carácter “mais prático, educativo e interactivo, que possibilita o debate e a troca de ideias”. O presidente sublinha ainda os “grandes profissionais” que compõem o cartaz.

Na manhã do primeiro dia, terá lugar uma palestra cujo painel será composto, entre outros nomes, por Carlos Furtado (da agência de relações públicas QI Porto de Ideias), Pedro Leal (jornalista da Rádio Renascença) e Diana Rodrigues (da agência de comunicação Creative Minds). Da parte da tarde, decorrerá o “speed-dating” com “antigos alunos de CC da UM, que estejam de momento a trabalhar no mercado e que possam contar a sua experiência”. Emanuel Boavista, actualmente jornalista da RTP, é um desses alunos.

No dia 20, quarta-feira, a manhã será preenchida com os “workshops” “relativos às três áreas de estudo do curso”, que serão conduzidos pelo jornalista Mário Augusto, Catarina Loureiro e Alexandre Mendes. À tarde, decorrerá “a grande surpresa desta edição”: um fórum entre alunos de cinco universidades.

Associando-se ao 25.º aniversário da Licenciatura em Ciências da Comunicação, o tema “Os novos 25” pretende ser “uma alusão ao futuro”. Na opinião de Edgar Oliver, “as Jornadas de Comunicação são um evento a não perder”.

Esta edição começa amanhã às 9h30 no Instituto de Educação.