O SC Braga perdeu, em Lviv, frente ao Shakhtar Donetsk, por 4-0, em jogo a contar para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa. A formação comandada por Paulo Fonseca não conseguiu inverter a derrota por 1-2 na semana passada, ficando assim de fora das “meias” da Liga Europa.

Nos primeiros vinte minutos da partida, praticamente não existiram oportunidades, com a formação da casa a apostar mais no contra-ataque e a esperar pela iniciativa do Braga. No entanto, o nulo foi quebrado à passagem dos 25 minutos: Matheus derrubou Kovalenko na área e o Shakhtar beneficiou de uma grande penalidade. Na cobrança, o capitão Srna não desperdiçou e fez o 1-0 para os ucranianos. Mesmo assim, se o Braga marcasse dois golos, levava o jogo para prolongamento.

À passagem da meia hora, Facundo Ferreyra podia ter feito o 2-0, mas na cara de Matheus, enviou a bola ao poste esquerdo. A turma bracarense não reagiu bem ao golo e, a três minutos do descanso, Ricardo Ferreira teve a infelicidade de fazer um autogolo, dilatando a vantagem da equipa da casa e dificultando ainda mais a vida ao conjunto minhoto.

No início do segundo tempo, Kovalenko deitou por terra a pouca esperança que restava aos comandados de Paulo Fonseca, concluindo da melhor maneira um cruzamento de Srna.

O Braga procurou reagir e teve algumas ocasiões para reduzir, mas tanto o guardião Pyatov como a defesa ucraniana iam afastando o perigo. Aos 73 minutos, mais uma infelicidade para Ricardo Ferreira, que fez o seu segundo autogolo no encontro, fazendo o 4-0.

Até final, ambos os treinadores mexeram nas equipas, mas o jogo terminaria mesmo com uma vitória expressiva dos ucranianos, numa partida onde o primeiro golo foi determinante para a forma como o Shakhtar assumiu as rédeas do encontro, goleando um Braga que não conseguiu encontrar argumentos para contrariar o adversário.

Fim da caminhada dos bracarenses na Liga Europa, numa competição onde os minhotos já atingiram por duas vezes os quartos-de-final. Na próxima segunda-feira, o SC Braga regressa aos compromissos para o campeonato, recebendo o Tondela, em jogo a contar para a 30ª jornada da Liga NOS.