O SC Braga/AAUM recebeu e venceu o Rio Ave por 5-3, em jogo a contar para a 22º jornada da Liga SportZone. O jogo, que decorreu na tarde deste sábado, foi de grande intensidade, e o resultado esteve sempre em aberto.
Pelo segundo jogo consecutivo sem Vítor Hugo e sem Paulinho Roxo, e também sem Tiago Cruz, todos por lesão, a equipa do SC Braga/AAUM, que contou com o estreante Douglas, entrou a tentar mandar na partida, enquanto que o Rio Ave apostou mais no contra-ataque, numa partida que prometia ser muito intensa.
Os minhotos podiam ter aberto o marcador logo aos dois minutos, mas Nilson, após uma boa combinação entre Marinho e André Machado, falhou à boca da baliza. No minuto seguinte, e numa jogada com os mesmos contornos, André Machado finalizou um lance construído por Marinho e Tiago Brito, abrindo assim o marcador.
Pouco depois, os forasteiros empataram. Pedro Silva, isolado com Xot, não falhou e atirou para o 1-1. Desatenção da defesa da equipa da casa, permitindo que a igualdade fosse restabelecida.
O Rio Ave queria aproveitar o adormecimento dos minhotos e carregava no acelerador. Depois de um pontapé de canto, Pedro Saura atirou ao poste da baliza da turma de Paulo Tavares.
A meio da primeira parte, Miguel Almeida, por duas vezes, e André Gomes atiraram de fora da área para três boas intervenções de Vasco Lamarão. No minuto seguinte, André Gomes arrancou de uma área à outra e só foi parado, novamente, pelo guardião do Rio Ave.
Nilson também tentou a sua sorte, mas o “número 1” dos visitantes voltou a impedir a festa dos minhotos, numa partida em que o Rio Ave se mostrou muito sólido defensivamente.
A cinco minutos do intervalo, e após um bom momento do Braga/AAUM, Marinho, a passe de Nilson, tentou um golo bonito, picando a bola por cima do guarda-redes, mas esta saiu ligeiramente por cima da barra.
Até ao intervalo não houve mais oportunidades de realce, sendo que o marcador manteve-se empatado a uma bola, a meio do confronto entre o terceiro classificado e o nono.
No reinicio da partida, André Gomes ganha, logo aos 14 segundos, uma grande penalidade, após o seu remate ter sido desviado pelo braço de Pedro Silva, acabando por entrar na baliza. No entanto, o árbitro marcou grande penalidade, que André Machado não falhou, bisando na partida, e devolvendo a vantagem aos bracarenses.
No minuto seguinte, Nilson falhou novamente uma boa oportunidade, seguindo-se uma nova ocasião pouco depois. André Gomes, após tirar um adversário do caminho, deu a Tiago Brito o golo, tendo este sido evitado, uma vez mais por Vasco Lamarão. O guardião voltaria a estar em evidência no minuto seguinte, parando uma bela iniciativa individual de Marinho.
Com cinco minutos jogados, Renato Pontes leva o segundo amarelo, por uma entrada dura sobre Xot, deixando a sua equipa momentaneamente com menos um jogador de campo.
Em superioridade numérica, o Braga/AAUM tentava aumentar a vantagem, mas mais uma vez Vasco Lamarão esteve em destaque. No entanto, o golo acabaria por surgir, por Tiago Brito, com alguma sorte à mistura.
A equipa do Minho estava mais confortável na partida e, logo no minuto seguinte, André Gomes rouba a bola a Balão e entrega a Marinho que, de baliza aberta, não falha e faz o 4-1, marcando pelo terceiro jogo consecutivo.
O jogo baixou de intensidade, mas os golos continuaram. Aos 33 minutos, Balão fez, à “bomba”, o 4-2, na conversão de um livre direto, não dando a mínima hipótese a Xot.
No minuto seguinte, novo golo para o Rio Ave. Livre estudado por parte dos forasteiros e, após uma primeira defesa de Xot, Ruben Reis atirou para dentro das redes, tendo a bola ainda embatido no poste.
Tiago Brito e Nilson tentaram responder aos dois golos sofridos num curto espaço de tempo, mas Vasco Lamarão voltou a dizer presente quando solicitado pelos adversários. Do lado do Rio Ave, era Ruben Reis quem se destacava pela sua velocidade, sendo o jogador mais perigoso nesta fase do jogo.
A pouco mais de três minutos para o final, Paulo Morim lançou Tiago Pinto como guarda-redes avançado. Romário foi o primeiro a ter uma oportunidade para empatar a partida, mas cabeceou ao lado. No minuto seguinte, o mesmo Romário voltou a ter nos pés o empate, mas atirou ao poste da baliza do “número 1” bracarense.
À entrada para o último minuto, André Machado faz o hat-trick. Com a baliza deserta, o capitão dos “guerreiros” atirou antes do meio campo, fazendo o 5-3, naquele que seria o resultado final.
Com esta vitória, o Braga/AAUM mantém o terceiro lugar, ganhando três pontos à formação da Burinhosa que foi derrotada nesta jornada. Já o Rio Ave mantém o nono lugar, atrás do Belenenses.
Os pupilos de Paulo Tavares preparam esta semana a visita a Oeiras, onde defrontarão o Leões de Porto Salvo, numa partida marcada para as 19h00 do próximo sábado.