O Vitória SC entrou com o “pé esquerdo” nos quartos-de-final da Liga Portuguesa de Basquetebol, perdendo na sexta-feira o primeiro jogo com o FC Porto, por 90-80. Apesar da partida ter sido dominada pelos dragões, os minhotos chegaram a dar a volta ao encontro, dando uma boa resposta à desvantagem.

A equipa vimaranense entrava nesta eliminatória com esperanças de surpreender o Porto no seu reduto, mas as suas hipóteses foram quase apagadas logo no início do encontro.

O Vitória entrou muito mal no jogo, sofrendo dois triplos seguidos, logo no início, e fazendo demasiadas faltas que permitiram aos portistas alargar a vantagem. O ataque não conseguia responder com eficácia aos contra-ataques adversários, e o resultado do primeiro quarto (25-14) espelhava bem o controlo do Porto sobre os minhotos.

O segundo período já foi bem mais equilibrado, e desta vez foi o Vitória a aproveitar a falta de disciplina do adversário. As duas equipas mostravam um ataque bem fluído, e os vimaranenses conseguiram encurtar a desvantagem para sete pontos à saída para o intervalo (41-34).

A boa resposta do Vitória foi finalmente coroada no terceiro quarto, com a reviravolta no resultado, chegando os vimaranenses a estar a vencer por 47-48. O Porto, que desde o início fulgurante tinha vindo a diminuir o ritmo do seu jogo, acordou, e não voltou a deixar os vitorianos assumirem o controlo do resultado.

À entrada para os últimos dez minutos, e com o resultado em 62-56, o jogo estava em aberto. O que se seguiu foi um festival ofensivo, e as duas equipas revelaram uma grande eficácia. O desleixo na defesa era evidente, mas quem acabou por sofrer mais com esta estratégia foi o Vitória, que a certa altura chegou a estar com uma desvantagem de 18 pontos.

Um esforço final dos minhotos acabou por ser insuficiente, e o resultado ficou fixado em 90-80. O Vitória tem novo jogo este domingo, depois de ter mostrado que tem capacidade para rivalizar com este Porto nos quartos-de-final, pese embora as falhas defensivas no início e final do jogo.