O Vitória SC visitou e venceu o Maia Basket, por 64-76, em jogo a contar para a nona jornada do grupo B da Liga Portuguesa de Basquetebol.

Os minhotos entraram melhor no encontro, conquistando um parcial de 0-7. Aproveitando as fragilidades do adversário, que revelava dificuldades ao nível da eficácia e a conseguir controlar a posse de bola (seis turnovers), os vimaranenses construíram uma vantagem de 12 pontos, no final do primeiro período (25-13).

Já no segundo quarto, a partida ganhou algum equilíbrio. O Maia Basket foi mais eficaz no ataque e reduziu a desvantagem. No entanto, a formação de Fernando Sá continuou a controlar o marcador, seguindo para o descanso a vencer por 41-33.

No recomeço da etapa complementar, a equipa da casa procurou assumir os destinos do encontro e conseguiu mesmo reduzir a distância para apenas três pontos de vantagem (46-49). Ainda assim, os vimaranenses souberam manter a calma, chegando ao fim do terceiro período a vencer por sete pontos (48-55).

Apostados em acabar com as pretensões da turma maiata, o conjunto vitoriano conquistou um parcial de 0-6 logo no início do quarto período, aumentando para 13 pontos a diferença no resultado (61-48). Até ao final do encontro, a formação do distrito do Porto ainda procurou esboçar uma reação, mas o Vitória SC não mais permitiu ao Maia Basket sonhar com o triunfo.

Destaque ainda para as exibições de Rui Quintino (dez pontos, sete ressaltos, três assistências e três roubos de bola), Ervin Kiley (15 pontos, seis ressaltos e três assistências) e João Balseiro (19 pontos), que foram fundamentais para trazer a vitória para Guimarães.

Com este resultado, o Vitória SC isolou-se no comando do Grupo B da Liga Portuguesa de Basquetebol, sendo a equipa com o menor número de derrotas (três desaires). No próximo sábado, a turma orientada por Fernando Sá recebe o Eléctrico.