O Vitória SC perdeu o segundo jogo dos quartos-de-final da Liga Portuguesa de Basquetebol, frente ao FC Porto, por 88-81. Depois de dois jogos disputados no Dragão Caixa, os vimaranenses vão agora disputar o terceiro jogo da eliminatória em casa, à procura de um triunfo que recoloque a equipa na luta pelo apuramento para a próxima fase da prova.
O início do primeiro período foi marcado pelo equilíbrio entre as duas formações, com o Vitória SC a estar na frente do marcador durante mais de metade do primeiro quarto. No entanto, foram os portistas a chegar ao fim dos primeiros dez minutos a vencer por 23-21.
No segundo período, os visitantes cresceram no jogo e aproveitaram a passividade defensiva da equipa da casa. Os minhotos acabaram mesmo por chegar ao fim do segundo tempo na frente do marcador, com o marcador a registar um 42-43 favorável aos vitorianos.
O terceiro período ficou marcado pelas oportunidades falhadas por ambas as equipas, com vários lances mal definidos de parte a parte. Apesar da pontaria pouco afinada, a equipa da casa conseguiu recuperar a liderança do marcador e partiu para o último quarto com uma vantagem de 60-59.
Já nos últimos dez minutos, o FC Porto entrou decidido em garantir a segunda vitória na eliminatória e foi mais forte do que os visitantes. Os portistas construíram uma margem pontual que, apesar das investidas por parte do Vitória SC, permitiu uma gestão confortável do resultado nos últimos minutos de jogo.
Com este resultado, o Vitória SC complicou as contas do apuramento para a próxima fase, estando obrigado a vencer todos os encontros que restam nesta eliminatória. O terceiro jogo realiza-se em Guimarães, no próximo sábado.