O Vitória SC fechou a 2ª Fase do campeonato com um triunfo (82-86) perante o Lusitânia, nos Açores, assegurando assim o primeiro lugar do Grupo B. Os minhotos terão agora pela frente o FC Porto, segundo classificado do grupo A, na primeira ronda dos play-offs.

O jogo não começou de feição para os comandados de Fernando Sá que, rapidamente, se viram em desvantagem (20-8). Sob a batuta de Pedro Catarino (20 pontos e 7 assistências), o Vitória foi combatendo a superioridade do Lusitânia nas tabelas (37 ressaltos contra 23) e reduzindo gradualmente distâncias no marcador, chegando ao intervalo a apenas dois pontos da equipa da casa (41-39)

O equilíbrio foi a nota dominante na segunda parte, com o Vitória a agarrar a vantagem nos três minutos finais e a fechar o encontro em 82-86.

A consistência de João Guerreiro (20 pontos e 6 ressaltos) no jogo interior e o habitual tiro exterior de João Balseiro (22 pontos e 4 ressaltos) foram a chave deste triunfo, que assim coloca os minhotos no caminho do FC Porto na primeira ronda dos play-offs.