Os 25 anos da Licenciatura em Ciências da Comunicação foram “sobretudo uma construção”. Esta foi uma expressão que se fez ouvir da tarde de ontem, em que se inaugurou a exposição “Intermezzo”, no Instituto de Ciências Sociais (ICS).
O momento da tarde de ontem, dia 30, ficou marcado pela performance teatral de três estudantes, a convite do professor José Miguel Braga. Tratou-se de um momento que decorreu desde o descampado em frente ao Complexo Pedagógico III, onde se encontrava um contentor com o nome da exposição, até ao interior do ICS. Várias dezenas de estudantes e professores assistiram à peça, com uma dinâmica exterior e interior.
A representação performativa, de nome “E os sonhos sonhos são”, fez uma alusão ao caminho construtivo seguido pelos profissionais envolvidos na licenciatura, bem como ao momento atual do mercado de trabalho na área da comunicação. Daqui, finalizou-se a performance e inaugurou-se a exposição, com o desapertar do laço, por parte do primeiro dirigente da licenciatura, o professor Aníbal Alves, que escondia a cópia do Diário da República em que é autorizada a criação do curso..
A exposição contém vários pontos de paragem. Desde elementos de construção civil a relatórios de estágios, passando por ‘t-shirts’ e curtas-metragens, é assim que se mostra como todo o percurso da licenciatura, neste quarto de século, foi um de “construção”.
Ainda antes daquele momento, ao início da tarde, decorreu o debate “25 Anos de Comunicação: Que Lições?”, que ficou marcada por várias palavras de recordação e de reflexão. O docente Moisés Martins recordou os tempos do primeiro e-mail, a cargo do técnico António Ovídeo, realçando ter-se tratado de “um avanço civilizacional enorme”, desde então.
A conversa foi moderada pela professora Teresa Ruão, onde marcaram presença várias figuras ligadas anteriormente e atualmente ao curso. Todos os diretores do curso de Ciências da Comunicação marcaram presença no círculo do debate juntamente com o vice-presidente do GACCUM, Norberto Valente. Bárbara Martins, Ana Daniela Pereira e João Gonçalves, antigos dirigentes do grupo de alunos, também presenciaram o momento.
Com lugar no campus de Gualtar, no ICS, a exposição “Intermezzo” começou ontem, e termina no próximo dia 8 de junho. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade educativa, todos os dias úteis, das 09h30 às 17h00.