O ABC/UMinho recebeu, este sábado, o SL Benfica para a 2ª mão da final da Taça Challenge e, apesar da derrota por 25-29, sagrou-se vencedor da prova europeia. O troféu, primeiro da história do clube, ficou em Braga devido à vantagem de seis pontos que os minhotos trouxeram da Luz na 1ª mão (22-28).
Depois de no primeiro jogo, em casa dos encarnados, o ABC ter garantido uma larga vantagem, esperava-se um jogo mais defensivo da turma de Carlos Resende. No entanto, e após um período inicial em que o Benfica sufocou os minhotos, o conjunto bracarense puxou dos galões e ao intervalo o resultado era o empate a 11 golos.
No segundo tempo, o ABC ganhou vantagem e os forasteiros nunca se conseguiram impor perante os academistas. Só a dez minutos do fim, o Benfica voltou a passar para a frente, com um último esforço que ainda colocou o resultado em quatro golos de diferença, muito pela gestão do resultado feita pelos homens da casa.
A vitória era do Benfica, por 25-29, mas quem festejava eram os bracarenses, que conquistavam assim o seu primeiro título europeu, depois de no ano passado terem perdido na final da mesma Taça Challenge diante do Oderhei.
Os duelos com os lisboetas continuam esta quarta-feira, já que a final do campeonato, que está empatada 1-1, é discutida entre os dois emblemas. Após três finais europeias perdidas, o ABC sagrou-se campeão da Taça Challenge e quer continuar a festejar, vencendo o campeonato.