O ABC/UMinho foi a Lisboa com a possibilidade de se sagrar campeão nacional, mas acabou por perder, após prolongamento, por 34-32. Com este resultado, o Benfica obrigou a final a ir a um quinto jogo, em Braga, que decidirá o novo campeão nacional de andebol.
Os minhotos vinham lançados para este jogo, depois de três vitórias seguidas frente aos encarnados, tendo conseguido vencer a Taça Challenge diante do Benfica, e assegurado a vantagem na final do campeonato. Já os lisboetas precisavam obrigatoriamente de ganhar, para poder levar a eliminatória à “negra”, em Braga.
O equilíbrio que se verificou ao longo de toda a eliminatória manteve-se durante toda a primeira parte, com o intervalo a registar um empate (12-12).
A segunda parte não alterou este dado, mas os benfiquistas conseguiram empurrar o jogo para prolongamento. O ABC/UMinho ainda teve uma vantagem de dois golos, mas o Benfica acabou por conseguir empatar nos últimos segundos, e as equipas tiveram de passar mais dez minutos no Pavilhão da Luz.
O prolongamento até começou de melhor forma para os bracarenses, mas as águias conseguiram finalmente a reviravolta no marcador. O ABC/UMinho esteve em vantagem, mas a dois minutos do fim, o Benfica conseguiu aproveitar a indisciplina dos minhotos, e fixaram o marcador em 34-32.
Com este resultado, os benfiquistas obrigam a final a ir à “negra”, ou seja, a um último jogo decisivo. O ABC/UMinho, que podia ter decidido o campeonato nesta partida, terá de esperar até quarta-feira para conseguir quebrar 13 anos sem o campeonato nacional.
O quinto e último jogo da final do campeonato será assim no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga, na quarta-feira. O vencedor será o primeiro campeão nacional desde os sete títulos seguidos do FC Porto.