O ABC/UMinho venceu, ontem, o Benfica por 22-28, na Luz, na primeira mão da final da Taça Challenge, garantindo uma importante vantagem de seis golos para o derradeiro encontro, em Braga, no próximo dia 21 de Maio.
A turma de Carlos Resende entrou mais dinâmica e a não desperdiçar os contra-ataques de que dispunha, tirando partido de falhas técnicas do Benfica. A formação minhota assumiu a liderança do marcador aos 13 minutos de jogo, beneficiando das boas prestações de Pedro Spínola, Miguel Sarmento e Humberto Gomes.
Já o Benfica revelava em dificuldades na organizar o seu jogo, demonstrando ainda alguma permissividade na defesa.
Ao intervalo, o resultado era de 10-13, a favor do ABC, numa partida em que apesar do domínio do conjunto minhoto, ainda estava longe de terminada.
No segundo tempo, a turma minhota voltou a demonstrar mais segurança, conseguindo manter a diferença de três golos, nos primeiros 10 minutos da etapa complementar (14-17).
Apostados em levar um resultado positivo para Braga, o ABC manteve-se coeso e conseguiu criar uma vantagem de seis golos (19-25), a cinco minutos de terminar o desafio, após um golo de André Gomes.
Até ao final do encontro, o ABC nunca permitiu que o Benfica colocasse em causa a vitória na primeira mão da final, segurando uma vantagem muito importante para o encontro decisivo, marcado para o próximo sábado, no Pavilhão Flávio Sá Leite. As duas equipas também vão voltar a encontrar-se no dia 25 de Maio, para o terceiro jogo da decisão do título nacional.