Segredos do Passado é uma obra que me cativou a partir do momento em que li a primeira frase. É uma história de sentimentos que não são fáceis de mostrar, uma história que magoou gerações na família, mas no fundo de tudo é uma história sobre amor.
O livro está divido em duas partes. Na primeira são apresentadas as origens e percursos das famílias Maloney e Delaney. E é aqui que nos é apresentada Claire e Roan, enquanto crianças.
Ela é rica, ele é pobre (cliché). Claire é uma criança obstinada, desafiadora e feliz. Roanie é orgulhoso e magoado com a vida. Contudo, estas diferentes vidas acabam por levar a uma bonita amizade e uma história de amor inocente que, ao longo de alguns anos, vai passar por algumas provações e que “termina” com o desaparecimento de Roanie.
Na segunda parte do livro, encontramos Claire e Roanie adultos. Roannie desaparece então da vida de todos quando Claire tem apenas 10 anos. Durante 20 anos ninguém sabe do seu paradeiro, apesar de ter razões válidas para ter deixado todos para trás, a verdade é que ninguém conhece os motivos que o fizeram ficar longe e adiar a vida que sempre desejou ter ao lado de Claire. E é a partir daqui que, para mim o livro, começou a ser realmente viciante. Porque é neste momento que as cartas são lançadas à mesa e se começam a perceber os tais “segredos do passado”. Com uma escrita despretensiosa, Deborah Smith consegue facilmente cativar-nos para dentro da vida destas personagens e fazer com que nos preocupemos com o seu destino.
Deborah Smith fez um trabalho de mestre. Com uma história que tinha tudo para ser algo básico, sem originalidade, a autora conseguir dar-lhe toques de mistério que acaba por agarrar o leitor, fazendo com que cada página virada fosse sentida com ansiedade e curiosidade acerca do misterioso passado de Roan. Claire é ela também incrível: obstinada e exuberante, é uma personagem forte, que conquista qualquer leitor pela sua força e capacidade de aceitação.
A única coisa que tenho a apontar negativamente é talvez o excessivo número de personagens que nos é apresentado. Compreendo o porquê de tantas pessoas estarem no livro: a família de Claire, de Roan e ainda outras famílias problemáticas, fazem a história da primeira parte do livro “andar” e motivam a segunda parte. Contudo, a forma com que nos são apresentadas acaba por se tornar um pouco confuso.
Segredos do passado é, sem dúvida alguma, uma história de amor, que consegue chegar a ser dolorosamente doce, mas é essencialmente um livro que nos fala sobre o sentimento de pertença e sobre a necessidade que todos temos de nos sentir amados. É uma história sobre Claire e Roan, mas é também uma espécie de saga familiar que acaba por influenciar a amizade e amor entre duas crianças.
Não é uma obra-prima de originalidade, mas Smith colmata este aspeto com uma escrita incrível. Cada frase está meticulosamente bem escrita, cada página, cada capítulo está perfeito. A autora escreve sobre a família de uma maneira que nunca li; escreve sobre sentimentos da forma mais sincera e profunda; escreve sobre determinação, objetivos; escreve sobre a dor, a desilusão, sobre o sentimento de abandono e o de falta de algo de uma forma incrível. Deborah Smith é, realmente, exímia no que diz respeito à captação de sentimentos de cada personagem
Segredos do Passado é um livro que facilmente recomendo. Recomendo sem reservas porque, através dele, Deborah Smith nos leva numa viagem incrível que não desilude.
Segredos do Passado
Deborah Smith
Porto Editora
2011