Terminado o Enterro da Gata de 2016, é tempo de balanços. Depois de uma profunda reflexão, o nosso repórter Venâncio Comunicante traz-nos a sua análise à presença dos mais variados cursos da Universidade do Minho no Cortejo Académico.

IMG_20160511_162627

Os alunos de Design e Marketing de Moda (DMM) foram a um rancho dos Estados Unidos buscar este camião. Fonte próxima da Comissão de Festas de DMM disse ao InComUM que o curso “pretendia estacionar o camião dentro da UM”, mas como “as obras para os autocarros da TUB lá entrarem não avançam”, desistiram dessa ideia.

IMG_20160511_162840

Este próximo Engenheiro Civil já está a dizer mal da sua vida. A chuva que caía durante o cortejo terá prejudicado o cimento da betoneira e a consequente construção do seu futuro em Portugal como Engenheiro Civil.

IMG_20160511_165509

A fortaleza de Medicina deste ano foi deitada abaixo pelos canhões de Gestão, como anunciou Quim Barreiros, no seu concerto na madrugada de quarta para quinta-feira. Ao que o InComUM conseguiu apurar, Medicina aconselhou-se com o PS e vai coligar-se com Enfermagem já no cortejo do próximo ano.

IMG_20160511_165654

Como testemunhou ao vivo e a cores o repórter Venâncio Comunicante, o Reitor da Universidade do Minho assobiou para o lado quando o camião dos alunos de Línguas e Culturas Orientais passou à sua frente. No entanto, o Reitor da UM concordou com a frase escrita, dizendo que os cortes não só não vão vencer as sete vidas da Gata como não vão chegar ao seu salário mensal.

IMG_20160511_165140

Fernando Pessoa foi o personagem escolhido por EPL (Estudos Portugueses e Lusófonos). A Comissão de Festas de EPL sabe que Pessoa se dá muito bem com o absinto, mas o InComUM chegou a vê-lo na barraca de OCV, no Enterro da Gata, a beber shots de tequila pagos pelos amigos com senhas da cantina.

IMG_20160511_164618

O curso de Teatro está de parabéns! O curso existe há apenas quatro anos e já conseguiu ter um camião — e com reboque. Confrontado com esta realidade, o Gabinete de Comunicação da UMinho já manifestou ter “vergonha”, pois se em quatro anos Teatro conseguiu um camião, a Fundação UMinho não conseguiu, num ano, aumentar as propinas.

IMG_20160511_163011

A AAUM enviou felicitações a OCV (Optometria e Ciências da Visão) pelo camião, mas aconselhou a Comissão de Festas do Curso a tirar o gatinha da chuva, pois “era o que faltava o Estado ajudar”.

O curso de Ciências da Comunicação foi aos sites do Diário de Notícias (DN) e do Correio da Manhã (CM) e encontrou estas duas notícias. A AAUM desmentiu a notícia veiculada pelo DN, alegando que 50 mil euros em despesas não especificadas “dão muito fôlego à gata”, contrariamente ao que diz a notícia. Além disso, o voto a favor de elementos da AAUM para a passagem da UMinho a fundação traz-lhe mais fôlego que nunca.

IMG_20160511_163458

Relações Internacionais traz-nos um branco pérola, revestido a tons de verde-Quercus e vermelho-comunista, imbuído num open-space.

IMG_20160511_163101

Geografia e Planeamento (GP) diz que o Departamento de Geografia já perdeu o fôlego. Isto porque já desistiu de correr para o gabinete do director de curso “a pedir obras nas instalações do curso”, no campus de Azurém. Ao que o enviado especial do InComUM apurou, os alunos não mostraram preocupação com a chuva nem com a corrente de ar no camião, pois já estão habituados a isso nos pré-fabricados em Azurém.

IMG_20160511_162134

O Instituto Português do Sangue (IPS) traz-nos um autocarro pintado para o efeito. Destaque para o toldo na parte de trás do veículo, que protegeu os presentes da chuva de cerveja. O InComUM apurou junto de fontes oficiais e fidedignas — Cabido de Cardeais e prima da ex-Papisa — que a presença deste autocarro de recolha de sangue resulta da parceria entre o IPS e a Super Bock.