O SC Braga foi goleado, por 0-4, na receção ao Sporting, num jogo a contar para a 34ª e última jornada da Liga NOS. Os bracarenses não foram capazes de contrariar a superioridade leonina e sofreram um resultado pesado, antes de disputar a final da Taça de Portugal, no próximo dia 22.
O jogo começou a um ritmo elevado, com o Sporting a demonstrar desde cedo que ia a Braga para conquistar o único resultado que permitia aos “leões” sonhar com o título. Slimani dispôs de uma grande oportunidade logo no primeiro minuto. Valeu a intervenção de Marafona, que segurou a bola. O Sporting continuou a demonstrar a sua superioridade e esteve perto do golo, através de Gelson Martins, que ultrapassou Marafona e rematou para a baliza adversária, onde surgiu Ricardo Ferreira, que evitou o primeiro golo da tarde.
A insistência leonina acabou por dar frutos aos 19 minutos. João Mário colocou a bola em Bryan Ruiz, que cruzou para o interior da área, onde surgiu Teo Gutiérrez, a colocar os leões em vantagem.
A missão do SC Braga ficou mais difícil quando Arghus viu cartão vermelho direto. William Carvalho surgiu isolado frente a Marafona e o central brasileiro derrubou o médio do Sporting ainda antes da área. A expulsão obrigou os minhotos a abdicar de uma unidade do ataque para reequilibrar a defesa, substituindo Wilson Eduardo por André Pinto.
O segundo golo dos lisboetas não tardou. Bruno César apareceu no lado esquerdo do ataque verde e branco e cruzou para o interior da área, onde surgiu Slimani para fazer o segundo golo da tarde e o 27º do argelino no campeonato. O SC Braga não conseguiu responder e Teo Gutiérrez esteve perto de dilatar a vantagem, mas o jogo acabou por ir para o descanso com 0-2 no marcador.
Conheça aqui os destaques do jogo
O segundo tempo começou num ritmo mais baixo, com os “Guerreiros do Minho” a aproveitarem para chegar mais vezes à baliza adversária. No entanto, foi o Sporting que esteve novamente mais perto de marcar. Gelson Martins colocou a bola em Slimani, mas o avançado leonino não conseguiu bisar. Pouco depois, William Carvalho rematou ao lado da baliza de Marafona. Do lado dos minhotos, Hassan colocou a bola no fundo das redes leoninas, mas o golo foi anulado por fora de jogo, protestado pelos adeptos da casa.
O terceiro golo do Sporting surgiu aos 71 minutos, através de Bryan Ruiz. William Carvalho isolou Slimani, que colocou a bola em Bryan Ruiz, com o costa-riquenho a colocar os “leões” a vencer por três golos de diferença. Antes do quarto golo do conjunto de Jorge Jesus, os minhotos estiveram perto de reduzir. Rui Patrício saiu da baliza e Josué aproveitou para tentar o golo de fora da área, mas acabou por rematar uns centímetros acima da barra.
As contas ficaram fechadas aos 80 minutos, quando Bryan Ruiz bisou na partida e fixou o resultado final em 4-0.
Com este resultado, o SC Braga termina o campeonato no quarto lugar da tabela classificativa, com 58 pontos, enquanto que o Sporting acabou por terminar o campeonato no segundo lugar, apesar da goleada, com 86 pontos. A época ainda não acabou para os minhotos, que disputam no próximo domingo a final da Taça de Portugal no Estádio do Jamor, frente ao FC Porto.