O BC Barcelos anunciou, esta tarde, a sua desistência da Liga Portuguesa de Basquetebol. A decisão de não participar na próxima edição do campeonato foi motivada pela falta de condições estruturais e financeiras do clube.

Em comunicado, o clube destaca a “crescente exigência desportiva da prova”, garantindo que os minhotos não têm condições para acompanhar esta evolução.

Na próxima temporada, o BC Barcelos inscreverá a sua equipa na I Divisão Masculina – correspondente ao terceiro escalão nacional -, sendo que o conjunto feminino disputará o Campeonato Nacional da II Divisão.

A instituição dirigida por Mário Horta renuncia assim ao direito desportivo de continuar no principal escalão do basquetebol português, depois de terminar a última época em sexto lugar, com a segunda melhor classificação de sempre.

O emblema pretende concentrar os seus esforços no aumento da “qualidade da sua formação” e na “recuperação de equipas em todos os escalões etários” e em ambos os géneros. O fortalecimento da ligação com o universo escolar e académico é também um dos objetivos desta nova etapa.