O HC Braga recebeu e venceu a AD Sanjoanense por 8-3, em jogo a contar para a 26ª e última jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. O triunfo nada valeu para impedir a descida dos minhotos à segunda divisão, confirmada já na semana passada.
No pavilhão das Goladas, a partida começou com as equipas já com o destino traçado: os visitantes tinham a manutenção garantida e os bracarenses disputavam o seu derradeiro jogo no principal escalão do hóquei em patins português. Mas não foi isso que impediu a equipa minhota de dominar o desafio desde os instantes iniciais, abrindo o marcador logo aos quatro minutos, por intermédio de Rúben Sousa.
A primeira parte teve quase sentido único e dez minutos depois do golo inaugural foi a vez de Pedro Delgado “Bekas” rematar para o fundo da baliza de Marco Lopes. O terceiro tento chegaria dois minutos volvidos, com Rúben Sousa a bisar e a fazer o 3-0. Já aos 18 minutos, foi Gonçalo Meira quem deu mais força à superioridade do conjunto da cidade dos arcebispos, apontando o quarto golo.
A resposta dos homens de Vítor Pereira chegou um minuto depois, com um golo de Alex Mount. No entanto, foi Ângelo Fernandes quem fechou as contas do primeiro tempo, fazendo o 5-1 aos 24 minutos.
Depois do descanso, a Sanjoanense entrou com vontade de alterar o rumo dos acontecimentos e, aos cinco minutos, reduziram por Chico Barreira. Alguns segundos depois, o HC Braga beneficiou de um castigo máximo, mas Rúben Sousa acabou por desperdiçar. Também aos seis minutos, a turma de São João da Madeira teve direito a uma grande penalidade, que Pedro Cerqueira converteu, fazendo o 5-3.
Os bracarenses aceleraram e não deixaram que os forasteiros se aproximassem mais, voltando aos golos com Pedro Delgado “Bekas”, que apontou o sexto aos 15 minutos. A AD Sanjoanense ainda teve mais uma grande oportunidade, aos 21 minutos, num livre direto resultante da décima falta do adversário, mas Pedro Cerqueira não conseguiu bater o guarda-redes minhoto. O mesmo não aconteceu com Pedro Delgado “Bekas” que, no mesmo minuto, alcançou o hat-trick da linha dos sete metros. Rodrigo Sousa fixou o resultado final aos 23 minutos, reforçando a vitória da turma bracarense.
O HC Braga terminou a sua curta estadia na 1ª divisão no 12º lugar, com 21 pontos, descendo assim para o segundo escalão do hóquei em patins português.


