Foi em fevereiro que se reuniram as condições para o projeto avançar. Em junho, Lito Pedreira, baterista e produtor, conseguiu todos os ingredientes necessários para dar voz e vida a este projeto, com a entrada de Pedro Henriques (voz), Mário Peniche (baixo) e Rodrigo Almeida (guitarra elétrica). A banda Cake avançou, assim, para o primeiro disco de originais – “Fears on Fire”. Piece of Cake (a banda) nasceu da vontade e da necessidade de Lito se expressar pela música. Em conversa com o ComUM, o baterista revela alguns segredos do primeiro álbum e admite querer “passar uma mensagem de esperança e força”.

ComUM: ”Fears on Fire” é o vosso primeiro disco de originais. Em que se inspiram?

Lito Pedreira: Neste disco podemos ouvir 11 temas: temas da nossa atualidade, temas que à primeira não conseguimos entender, mas que por isso mesmo suscitam vontade de descobrir mais. Neste primeiro trabalho, juntamos fragmentos e ideias que guardei ao longo dos últimos anos e exploramos essas mesmas ideias.

Tentamos passar uma mensagem de esperança e força. Queremos que todos tenham a experiência de ouvir um trabalho fora do comum, de quem toca com alma e coração um novo Rock.

ComUM: O álbum está nas plataformas digitais desde o dia 3 de junho. Qual tem sido o feedback do público?

Lito Pedreira: O feedback tem sido muito positivo. Já temos seguidores e tem havido muito interesse em conhecer melhor a banda.

“Compor, criar, ter inspiração é Piece of Cake.”

ComUM: De onde vem o nome “Piece of Cake”? Como e quando é que tudo começou?

Lito Pedreira: Piece of Cake surge de algum tempo de pesquisa. A música faz parte da minha vida e compor, criar, ter inspiração é Piece of Cake.

Os Piece of Cake formaram-se em 2014, altura em que decidi formar a banda. Nasceram da minha vontade e necessidade de me expressar pela música, que na realidade era uma vontade já muito antiga mas que, por várias razões, nunca tinha tido essa oportunidade, principalmente por falta de tempo…

Nestes dois últimos anos estivemos a preparar o disco, a compor, gravar e a fazer toda a parte de produção à volta dele. Concluímos também a campanha de Crowdfunding com sucesso, o que nos ajudou a suportar os custos de produção e 2016 foi a ano que nos demos realmente a conhecer.

ComUM: Porque escolheram o inglês como idioma principal das vossas músicas? Porque não apostaram no português?

Lito Pedreira: Quando o projeto foi idealizado, foi pensado, composto e escrito em inglês, para mim (Lito Pedreira), fazia todo o sentido pela mensagem simples e direta que queria passar, também a pensar que este é um projeto do Mundo e não só de Portugal. Com isto não quero dizer que o próximo disco não tenha algum tema em Português ou mesmo todos os temas, veremos…

ComUM: O que sentem em palco?

Lito Pedreira: Uma vontade incrível de vibrar com o público. Somos uma banda que toca com paixão, alma e energia.

ComUM: Quais são as vossas principais inspirações musicais?

Lito Pedreira: São tantas e de tantas épocas que é difícil dizer uma referência exata, mas vai desde os anos 60 até à nossa atualidade. Passa por vários estilos musicais, desde o rock e a eletrónica até a World Music. Nós não ficamos presos a um único estilo musical, seguimos a nossa inspiração. Mencionando alguns nomes: Nine Inch Nails, Faith no More, Amon Tobin, Niyaz , Otis Redding, Shadows.

ComUM: Se tivessem de definir a música na vossa vida, como o fariam?

Lito Pedreira: Digamos que para todos nós (Piece of Cake Band), a música é uma parte importante da nossa vida, é algo que cresceu connosco e que sempre fez parte de nós.

ComUM: Na música “Piece of Cake” dizem que querem fazer acontecer. Como é que fazem acontecer?

Lito Pedreira: É ao vivo que o bolo é servido e fica completo. Para quem ouvir o disco, que fique com a curiosidade de conhecer mais e embarque nesta viagem connosco.

ComUM: Consideram que a vida é mesmo “piece of cake” ou tiveram que superar obstáculos?

Lito Pedreira: Tivemos de superar alguns obstáculos. Piece of Cake foi compor e criar as músicas. Foi um processo muito intuitivo e rápido. Mas o processo burocrático já foi mais complicado. A questão financeira foi um obstáculo, mas conseguimos resolvê-la com a ajuda de muitos amigos e fãs através da campanha de Crowdfunding.

Aos poucos fomos conseguindo superar todas as dificuldades e conseguir os nossos objetivos. Valeu a pena o esforço e dedicação, porque nós acreditamos nos Piece Of Cake.

ComUM: Quais são os planos da banda para um futuro próximo?

Lito Pedreira: Dar a conhecer a nossa música ao público, Crescer com o público, estar presente, participar e principalmente tocar muito e fazer muita estrada. Levamos sempre uma mensagem positiva e boa disposição. Convidamos todos a ver um concerto nosso, é ao vivo que nos conseguimos ligar e comunicar com o público e que mostramos a nossa garra.