Depois de dois anos de ausência, Braga recebeu, este sábado, o Ponte Party People. O festival, que contou com mais de seis horas de música seguidas, apresentou um cartaz alternativo. Toulouse, Máquina del Amor, Corona na Casa, Black Bombaim, Jibóia e peixe:avião subiram ao palco desta edição e desafiaram o calor no Parque da Ponte.
Os primeiros a atuar foram os vimaranenses Toulouse. Depois de um complexo e longo sound check, a banda da cidade vizinha apresentou algumas músicas dos seus álbuns anteriores e aproveitou ainda o ambiente familiar que se fazia sentir para dar a conhecer um tema do seu próximo álbum, que tem data de estreia prevista para Setembro.
Os Toulouse deram lugar à banda da cidade que acolhia o evento, os Máquina del Amor. Os bracarenses entoaram pelo Ponte Party People batidas progressivas e conseguiram cativar o maior número de ouvintes durante a tarde. Coube aos Corona na Casa encerrar a sessão da tarde. Apesar do dia ter sido dedicado à música alternativa e ao rock, com meias brancas até ao joelho e chinelos, o rap dos portuenses fez vibrar a plateia.
Ainda sob o sol de Braga entrou Terzi no Palco Ponte. Era hora de jantar e poucos marcavam presença neste sunset. Ainda assim, os que lá estavam vibravam, descalços na relva, com o sereno dj set de vibes anos 80. Às 22h30, quando a lua já iluminava todo o parque, chegavam os Black Bombaim, o concerto mais esperado e que encheu todo o recinto. As pausas entre as longas músicas psicadélicas foram aclamadas com deleite pelo público “efusivo”, refere o espectador Pedro Gonçalo Costa.
A forte percussão dos Jibóia tomou o palco, pelas 23h30, e o público espalhou-se por todos os caminhos verdes. Os sons orientais da banda pareciam saídos de uma flauta que hipnotizava e guiava os espectadores.
Foram os Peixe: avião que, às 00h30, finalizaram os concertos do Ponte Party People com o seu som cósmico que seduziu a plateia. As projeções com propositadas interferências combinadas com o céu estrelado amenizavam o ambiente da noite calorosa de rock. A Party continuou e levou o People da Ponte até ao Convento, onde os Gin Party SoundSystem os esperavam para uma madrugada repleta de Eurodance.
Carolina Ribeiro
Filipa Castro Gomes